Duplicação da PR-412 em Matinhos promete transformar mobilidade no litoral do Paraná
Obra prevê pavimento em concreto, novas pontes, viaduto e marginais ao longo de 14,28 km, com entrega prevista para março de 2028.
A PR-412, no trecho entre Matinhos e Pontal do Paraná, está passando por uma das maiores intervenções de infraestrutura viária do litoral paranaense. A obra, orçada em R$ 274 milhões, contempla a duplicação em pavimento rígido de concreto, implantação de vias marginais, iluminação em LED e construção de novas pontes e viaduto. Com prazo de execução de 36 meses, a conclusão está prevista para março de 2028.
Tráfego diário de mais de 15 mil veículos
A duplicação surge como resposta a um gargalo histórico do fluxo de veículos que acessam Matinhos e Praia de Leste, especialmente durante a temporada de verão. Segundo estimativa do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), mais de 15 mil veículos circulam diariamente pelo trecho nesta época, sendo cerca de 700 de carga.
“Essa obra vai atender tanto moradores e turistas quanto o transporte de empresas. É uma intervenção que amplia a capacidade da rodovia, reduz congestionamentos e aumenta a segurança de pedestres e ciclistas, pois também contará com ciclovias, passeios e iluminação”, explica Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do DER/PR.
Leia também: Governador dá início à duplicação em concreto da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná

Crédito: Arnaldo Neto/AEN
Obras de arte e soluções técnicas
O projeto prevê a construção de duas novas pontes sobre o Rio Matinhos, um viaduto no acesso à Avenida Curitiba e duas pontes sobre o Rio Balneário. Os trabalhos começaram em abril deste ano com a implantação de marginais e, até julho, o avanço era de 1,2%. “Esse percentual inicial é natural, pois mobilizações de obras dessa magnitude exigem tempo para preparação. O cronograma segue dentro do previsto”, detalha Janice.
Outro destaque é a escolha pelo pavimento rígido de concreto, solução que garante maior durabilidade e reduz custos de manutenção. “O investimento inicial é mais elevado, mas ele se paga nos primeiros anos pela resistência e menor necessidade de reparos, o que significa economia para o Estado e mais conforto para os usuários”, ressalta a diretora técnica.
Em todo país, o uso de whitetopping tem sido a preferência em grande parte das rodovias por ter uma vida útil muito maior, frequentemente superior a 20 anos, enquanto o asfalto é projetado para durar entre seis e dez anos. Além disso, mesmo com custo inicial mais elevado, a implantação do pavimento de concreto pode custar até 20% menos do que o asfalto convencional, especialmente em vias de alto tráfego. Isso porque nos primeiros 20 anos as intervenções necessárias no pavimento de concreto são mínimas, representando apenas 2% a 5% do valor da obra.
Leia também: Pavimento de concreto foi escolhido para obra de duplicação da PR-412
Expansão futura até Santa Catarina
O DER/PR também já planeja ampliar os benefícios da duplicação e lançou edital para a duplicação da PR-412 no trecho entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina. Em paralelo, Paraná e Santa Catarina discutem a formalização de um acordo para duplicar a SC-417, no lado catarinense, até a BR-101.
Para Janice, esse movimento é estratégico. “A integração entre os estados permitirá maior fluidez do tráfego e fortalecimento do corredor logístico e turístico, que é vital para a economia do litoral e para a qualidade de vida da população”, conclui.
Entrevistada
Janice Kazmierczak Soares é graduada em Engenheira Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduada em Infraestrutura de Transportes pela Universidade Paulista (UNIP) e em Obras Públicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, é diretora técnica do DER/PR.
Contato
comunicacao@der.pr.gov.br (Assessoria de Imprensa)
Jornalista responsável
Ana Carvalho
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