Concreto com fibras sintéticas: maior resistência para obras de pavimentação urbana
Redução da espessura do concreto e vida útil mais prolongada tornam solução competitiva
O uso de concreto com fibras sintéticas representa uma evolução significativa na pavimentação urbana, trazendo vantagens econômicas e de desempenho. Inúmeras cidades ao redor do mundo já utilizam pavimentos de concreto reforçado com fibras, em todos os segmentos, desde ruas e avenidas de tráfego leve a pesado, até rodovias, mas principalmente em locais que necessitam de um pavimento sobre outro existente, conhecido como whitetopping.
O processo de incorporação das fibras sintéticas ao concreto começa na concreteira, adicionando macrofibra estrutural na esteira junto com o agregado graúdo, além dos demais componentes do concreto. Isso garante que as fibras se integrem de maneira homogênea ao concreto, promovendo uma mistura eficiente ao longo do percurso até o descarregamento na obra.
O engenheiro Valter Frigieri, diretor de Planejamento e Mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), explica que as macrofibras sintéticas estruturais são feitas de polipropileno (PP), material que proporciona alta resistência à tração, resistência à alcalinidade do concreto e um alongamento controlado. “Essas fibras são essenciais para aumentar a durabilidade e resistência do concreto, tornando-o mais adaptável a diferentes tipos de esforços”, destaca.
Frigieri ressalta que a adição de macrofibras estruturais ao concreto proporciona um ganho de resistência à tração antes da ruptura e resistência residual após a fissuração. Isso torna o concreto mais resistente à fadiga e aumenta sua vida útil. “Além disso, a inclusão das fibras melhora a ductilidade do material, tornando-o mais capaz de suportar esforços de tração”, complementa.
Viabilidade e custo
Em uma apresentação realizada pela ABCP em Brasília, foram destacadas as características estruturais e de desempenho das macrofibras. “Embora o custo por metro cúbico seja um pouco maior do que o do concreto tradicional, a redução da quantidade de aço e da espessura do concreto torna essa solução mais competitiva“, afirma Frigieri.
Assim, a estrutura proposta para o pavimento reforçado com fibras demonstra ser uma alternativa viável e eficiente. A opção pelo uso de concreto com fibras está sendo avaliada pela Secretaria de Obras do governo do Distrito Federal para o Projeto do Trecho 6 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG).
Em Brasília, a EPIG, importante via de acesso ao Plano Piloto, está sendo requalificada com a implantação do BRT Oeste e a restauração das faixas de tráfego. “Inicialmente, a proposta era usar pavimento flexível, mas, após o estudo de viabilidade da ABCP, optou-se pelo whitetopping, com uma extensão de aproximadamente 6 km”, explica Frigieri. Essa mudança visa aumentar a durabilidade e reduzir a necessidade de manutenção, beneficiando o tráfego leve e servindo como via de escoamento para o Eixo Monumental.
Concreto ideal para pavimentos urbanos e estradas vicinais
O uso desse tipo de pavimento de concreto urbano, apoiado pela ABCP, já é uma realidade em cerca de 150 municípios brasileiros. Em Campinas (SP), o projeto Smart Urba Vila Profeta adotou essa tecnologia, considerando tanto a vantagem financeira quanto as boas práticas de engenharia. Em Piracicaba (SP), cerca de 45 km de avenidas e ruas serão pavimentados com concreto reforçado com fibras, demonstrando resultados promissores em relação à durabilidade e resistência.
Com os avanços tecnológicos, o asfalto está sendo substituído pelo concreto, que, com a adição de macrofibras estruturais como reforço, torna-se ainda mais durável e capaz de suportar cargas pesadas, mesmo com espessuras menores. Isso torna o concreto ideal para pavimentos urbanos e estradas vicinais. “Devido a essas características, o concreto é especialmente eficiente em áreas que requerem maior resistência e durabilidade, como estruturas que suportam tráfego intenso e necessitam de baixa manutenção”, conclui.
Entrevistado
Valter Frigieri é engenheiro de Produção e mestre em Engenharia pela USP, diretor de Planejamento e Mercado da ABCP, coordenador da Plataforma de Inovação Hubic (parceria com a USP), angel investor da Poli Angels e cofundador e membro da Construliga.
Contato/assessoria de imprensa:
daniela.nogueira@fsb.com.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
05/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
05/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
Praça Lindenberg venceu Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Crédito: Divulgação O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.