Comunidade da Construção lança Caderno Analítico de Normas

27 de março de 2007

Comunidade da Construção lança Caderno Analítico de Normas

Comunidade da Construção lança Caderno Analítico de Normas 150 150 Cimento Itambé

O manual visa estimular os profissionais da construção civil a lerem mais normas técnicas

Em 70 anos de atuação, a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, vem fazendo história. É hoje, sem dúvida, a maior fonte de informações sobre tecnologias que envolvem o uso do cimento Portland no Brasil. Realiza ensaios especiais, confere selo de qualidade em alguns setores, presta consultoria a obras especiais, além de realizar treinamentos em todo país.

Uma das mais recentes empreitadas da ABCP é a liderança da Comunidade da Construção, movimento lançado em 2002 com a missão de fortalecer técnica e gerencialmente os sistemas à base de cimento, enfatizando a qualidade e a tecnologia. Nestes cinco anos, cerca de 200 construtoras, 15 instituições de ensino e mais de 20 entidades representativas da área estão integradas nos 17 pólos criados, partilhando experiências e buscando soluções comuns para a racionalização e melhoria de qualidade, produtividade e desempenho das obras.

Um dos pontos levantados pela Comunidade foi a necessidade de adequar a produção de edificações às normas de qualidade de materiais e procedimentos, o que esbarra, justamente, no desconhecimento da sua existência ou do seu conteúdo. Como forma de estimular mais a leitura de normas técnicas pelos profissionais da construção, a Comunidade lançou, no final de 2006, o Caderno Analítico de Normas.

O Caderno é resultado da contribuição de diversos profissionais conhecidos nacionalmente na área de Edificações. Os temas abordados são Fundação, Estrutura de Concreto, Alvenaria de Vedação com Bloco de Concreto, Revestimento de Argamassa, Alvenaria Estrutural, Pré-moldados de Concreto, Concreto Celular, Pisos Intertravados e Pisos Industriais. Cada capítulo apresenta as normas relativas ao sistema, comenta os pontos relevantes de cada uma e os riscos envolvidos no desrespeito ao estabelecido.

O material está disponível para download gratuito no site da Comunidade da Construção, no endereço: www.abcp.org.br/comunidade. Com uma linguagem simples e objetiva e um trabalho gráfico de primeira qualidade, certamente será de grande utilidade aos interessados nos temas.

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696

27 de março de 2007

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil