27/03/2007

Comunidade da Construção lança Caderno Analítico de Normas

O manual visa estimular os profissionais da construção civil a lerem mais normas técnicas

O manual visa estimular os profissionais da construção civil a lerem mais normas técnicas

Em 70 anos de atuação, a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, vem fazendo história. É hoje, sem dúvida, a maior fonte de informações sobre tecnologias que envolvem o uso do cimento Portland no Brasil. Realiza ensaios especiais, confere selo de qualidade em alguns setores, presta consultoria a obras especiais, além de realizar treinamentos em todo país.

Uma das mais recentes empreitadas da ABCP é a liderança da Comunidade da Construção, movimento lançado em 2002 com a missão de fortalecer técnica e gerencialmente os sistemas à base de cimento, enfatizando a qualidade e a tecnologia. Nestes cinco anos, cerca de 200 construtoras, 15 instituições de ensino e mais de 20 entidades representativas da área estão integradas nos 17 pólos criados, partilhando experiências e buscando soluções comuns para a racionalização e melhoria de qualidade, produtividade e desempenho das obras.

Um dos pontos levantados pela Comunidade foi a necessidade de adequar a produção de edificações às normas de qualidade de materiais e procedimentos, o que esbarra, justamente, no desconhecimento da sua existência ou do seu conteúdo. Como forma de estimular mais a leitura de normas técnicas pelos profissionais da construção, a Comunidade lançou, no final de 2006, o Caderno Analítico de Normas.

O Caderno é resultado da contribuição de diversos profissionais conhecidos nacionalmente na área de Edificações. Os temas abordados são Fundação, Estrutura de Concreto, Alvenaria de Vedação com Bloco de Concreto, Revestimento de Argamassa, Alvenaria Estrutural, Pré-moldados de Concreto, Concreto Celular, Pisos Intertravados e Pisos Industriais. Cada capítulo apresenta as normas relativas ao sistema, comenta os pontos relevantes de cada uma e os riscos envolvidos no desrespeito ao estabelecido.

O material está disponível para download gratuito no site da Comunidade da Construção, no endereço: www.abcp.org.br/comunidade. Com uma linguagem simples e objetiva e um trabalho gráfico de primeira qualidade, certamente será de grande utilidade aos interessados nos temas.

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696


27/03/2007

Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo