China inicia construção da maior hidrelétrica do mundo

Complexo no rio Yarlung Zangbo será formado por cinco usinas hidrelétricas em cascata.

A China deu início à construção daquela que promete ser a maior hidrelétrica do mundo. Em julho, o primeiro-ministro Li Qiang participou da cerimônia que marcou o início das obras da Usina Hidrelétrica de Motuo, empreendimento avaliado em US$ 167 bilhões e projetado para gerar até três vezes mais energia do que a Usina das Três Gargantas, de 22,5 GW.

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, descreveu o projeto hidrelétrico como um “projeto do século”. A usina deverá produzir 300 bilhões de quilowatt-hora de eletricidade por ano, volume equivalente a todo o consumo energético do Reino Unido no ano passado. 

Hidrelétricas serão instaladas no trecho inferior do rio Yarlung Zangbo, onde o curso d’água apresenta uma queda de 2.000 metros em apenas 50 quilômetros.
Crédito: Envato

De acordo com o governo chinês, o complexo será formado por cinco usinas hidrelétricas em cascata, instaladas no trecho inferior do rio Yarlung Zangbo, onde o curso d’água apresenta uma queda de 2.000 metros em apenas 50 quilômetros — um dos pontos de maior potencial hidrelétrico do mundo. O projeto fornecerá eletricidade principalmente para consumo externo, ao mesmo tempo em que atende à demanda local em Xizang. 

A previsão é que a barragem entre em operação na década de 2030, possivelmente em um prazo menor do que o necessário para a construção da Usina de Três Gargantas, no rio Yangtzé.

O Governo da China também anunciou a criação de uma nova empresa, a China Yajiang Group, para supervisionar o desenvolvimento do projeto. Ele será financiado principalmente por recursos estatais e terá suas futuras receitas de energia como base para retorno.

Os preços das ações nos setores de construção de infraestrutura e hidrelétricas na China dispararam quando o pregão foi retomado na segunda-feira, após o anúncio. As ações da Power Construction Corporation of China, estatal envolvida no projeto, saltaram 10%, atingindo o limite diário tanto na segunda quanto na terça-feira. Empresas de equipamentos hidrelétricos, como a Dongfang Electric, e fabricantes de cimento, incluindo a Huaxin, também registraram ganhos expressivos.

Polêmicas na construção da hidrelétrica de Motuo

O Projeto Hidrelétrico de Motuo, no Tibete, é alvo de polêmicas por riscos ambientais, sociais e geopolíticos. O derretimento acelerado das geleiras aumenta a frequência de deslizamentos, já responsáveis por inundações e bloqueios no rio Yarlung Tsangpo, ameaçando a segurança da futura barragem. Além disso, o reservatório deve provocar alagamentos e o deslocamento de comunidades tibetanas, agravando tensões políticas e culturais na região — como já ocorreu em outros projetos, a exemplo da Barragem de Gangtuo.

O empreendimento também gera conflitos internacionais, por estar em uma bacia transfronteiriça que abastece Índia e Bangladesh, países que contestam a obra temendo impactos no fornecimento de água. A Índia chegou a cogitar erguer sua própria barragem em resposta.

Embora seja apresentado como alternativa ao carvão e alinhado à transição energética da China, especialistas alertam para a necessidade de equilibrar benefícios climáticos com os riscos de desastres naturais, deslocamentos populacionais e tensões diplomáticas.

Fonte

Governo da China

Contato

english@mail.gov.cn 

Jornalista responsável: 
Marina Pastore – DRT 48378/SP 
Vogg Experience 



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo