Casa com paredes de concreto pode ser erguida em 24 horas
Protótipo foi apresentado na mais recente edição da FEICON Batimat e atende requisitos da Norma de Desempenho
Tecnologia que permite erguer uma casa de 45,6 m² em 24 horas, usando paredes pré-fabricadas de concreto, já é realidade no Brasil. Um consórcio de 14 empresas, todas com foco na construção sustentável, apresentou o protótipo na mais recente edição da FEICON Batimat, em abril de 2019. A montagem da casa se deu nos 3 dias de exposição da feira, em ciclos de 8 horas por dia, enquanto a execução das peças ocorreu em um galpão industrial.
Segundo o engenheiro civil Luiz Fernando Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, todo o projeto da Casa 24 horas, desde a concepção até a montagem da casa, levou 8 meses. O objetivo desse sistema é oferecer ganho em escala. “Uma construção do mesmo porte demora, em média, dois meses para ser erguida em alvenaria convencional”, compara o engenheiro civil, convicto de que o custo pode baixar sensivelmente se houver volume na produção.
O valor da unidade exposta na FEICON atingiu 90 mil reais. A construtora avalia que o valor pode baixar para 76 mil reais. O projeto atende as faixas 1 e 1,5 do Minha Casa Minha Vida, voltadas para habitações de interesse social, e foi concebido dentro dos requisitos da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575). A construtora destaca que o projeto integra engenharia e arquitetura, o que resulta em sustentabilidade, qualidade, conforto e durabilidade.
Em prol da produtividade, o Casa24h interligou o sistema BIM (Building Information Model [Modelagem da Informação da Construção]) com a Lean Construction (construção enxuta). Segundo os envolvidos no projeto, o uso da tecnologia criou um modelo de gestão produtivo, dando previsibilidade ao orçamento, sem perder de vista o menor impacto ambiental e os custos.
Modelo de construção 100% industrializado é tendência mundial para habitações
A expectativa dos idealizadores do projeto Casa24h é de que ele ajude a melhorar os processos dentro dos canteiros de obras, a fim de que a construção civil se torne mais produtiva e competitiva. “Um modelo de construção 100% industrializado, e que pode ser replicado em larga escala, é uma tendência mundial”, ressalta o engenheiro civil Luiz Fernando Ferreira.
Como as paredes pré-fabricadas de concreto são moldadas em fôrmas, quanto maior a produção, menor o custo. O sistema também comprova que para a construção em larga escala é mais eficiente que a impressão 3D, como recentemente destacou o professor da Escola Politécnica da USP, Vanderlei John. Em seminário da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), ele frisou que impressão 3D não deve se tornar competitiva para a construção de casas e prédios, pois a tecnologia que utiliza fôrmas para viabilizar paredes de concreto é mais rápida e barata.
No entanto, Vanderlei John avalia que o segmento de pré-fabricados pode se beneficiar de impressoras 3D, principalmente para a produção de vigas e lajes. “Para erguer paredes verticais retas já existe uma tecnologia muito eficiente, que se chama fôrma. Acredito que a impressão 3D tende a prosperar em formatos mais específicos, como elementos para pontes e viadutos. Neste caso, as propriedades do concreto podem variar de ponto a ponto. Em áreas de maior esforço, ela imprime com fck maior. Em zonas com menor tensão, fck menor”, analisa.
Veja vídeos sobre a montagem e de como ficou a Casa24h
Vídeo 1
Vídeo 2
Entrevistado
Reportagem com base na apresentação da Casa24h, realizada na FEICON Batimat 2019
Contato: contato@inovatechengenharia.com.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
10/10/2024
Contorno da Grande Florianópolis: melhorias para o tráfego e qualidade de vida na região
A inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, no último dia 9 de agosto, marca um avanço significativo na mobilidade da região. Com 50 quilômetros de extensão, a obra…
10/10/2024
Modern Construction Show aborda os desafios da industrialização da construção
Durante o Modern Construction Show 2024, foi apresentada a Sondagem da Construção em Sistemas Industrializados. Elaborada pela FGV/IBRE e encomendada pelo Modern Construction…
10/10/2024
Pré-fabricação nas obras de infraestrutura agiliza os prazos de execução
Painel da Modern Construction Show 2024 discutiu a importância da pré-fabricação em concreto nas obras de infraestrutura viária e urbana. Crédito: Modern Concrete Show A…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.