Paraná investe R$ 1,4 bi em pavimento rígido na região Central do Estado

Sete intervenções como duplicação, ampliação e restauração em concreto somam mais de 200 km na região

O Governo do Paraná anunciou o investimento de cerca de R$ 1,44 bilhão a um conjunto de grandes intervenções que incluem duplicações, ampliações e restaurações em concreto em mais de 200 quilômetros de rodovias estaduais na região Central do Estado.

Ao todo são sete obras, duas ainda em fase de licitação, e o valor total deverá superar R$ 2 bilhões para modernizar quase 300 quilômetros de vias. Todas as intervenções adotam o whitetopping, técnica que aplica uma nova camada de concreto sobre o pavimento existente, aumentando a segurança dos usuários e oferecendo uma durabilidade até duas vezes maior que a de soluções tradicionais.

“Atualmente, cerca de 20% de toda a nossa malha está recebendo investimentos em infraestrutura, incluindo obras de ampliação de capacidade, duplicações, contornos e outras melhorias. É um grande orgulho afirmar que o Paraná é hoje o estado que mais realiza obras com esse tipo de estrutura. Temos diversos trechos em whitetopping, além de implantações e duplicações inteiras com pavimento rígido”, afirma Janice Soares, diretora técnica no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

O processo começou na região Sudoeste, com a obra da PRC-280. “Inicialmente executamos 60 km de whitetopping em pista simples e, diante do sucesso, ampliamos a solução para toda a rodovia, totalizando 143 km já concluídos. Esse resultado levou o governo a expandir o uso do pavimento rígido para outras regiões”, explica Janice.

Após a intervenção entre Palmas e Pato Branco, o Governo decidiu realizar um investimento na região central, que possui um dos menores IDHs do estado. “Foi uma decisão do governador Ratinho direcionar recursos para melhorar a infraestrutura e impulsionar o desenvolvimento local. Nesse trecho, estamos executando 80 km de duplicação da PRC-466, de Guarapuava a Pitanga, divididos em três lotes, com pavimento rígido na pista nova e whitetopping na pista existente”, destaca a diretora técnica do DER.

Confira quais são as obras programadas para a região central do estado por rodovia, de acordo como DER/PR:

Todas as obras na região central do Paraná adotam o whitetopping. Crédito: Ricardo Ribeiro / Agência de Notícias do Governo do Estado do Paraná

PRC-466 

Guarapuava – Palmeirinha 

Em novembro de 2025, a duplicação e restauração em concreto dos 11,52 km da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava já alcançou 73,76% de execução. De acordo com o Governo do Estado do Paraná, a obra deve ser entregue no primeiro semestre de 2026, com investimento de R$ 139,7 milhões. Os serviços mais adiantados são a melhoria do pavimento asfáltico existente e a terraplenagem da nova pista, enquanto o pavimento rígido de concreto avança nas duas faixas, utilizando whitetopping sobre o asfalto recuperado. Mais da metade da sinalização já foi implantada, junto com drenagem, iluminação e outros serviços, e a nova ponte sobre o Rio Coutinho já está concluída.

Palmeirinha – Turvo

A obra de duplicação em concreto da PRC-466, no trecho que liga Turvo ao distrito de Palmeirinha, em Guarapuava, abrange 27,02 quilômetros e recebe investimento de R$ 293,75 milhões. O projeto inclui também a recuperação da pista atual com pavimento rígido, a construção de dois viadutos e a edificação de uma nova ponte sobre o Rio Turvo.

Turvo – Pitanga

No final de outubro de 2025, o DER/PR alcançou 5,46% de execução da duplicação em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, em um trecho de 45,5 quilômetros e investimento de R$ 514,2 milhões, com entrega prevista para 2027. As frentes de trabalho incluem terraplenagem, drenagem e a construção de um grande viaduto no entroncamento com a PR-239 e PR-460. A obra também contempla restauração da pista atual pelo método whitetopping, dois novos viadutos adicionais, uma passarela para pedestres em Pitanga e novas pontes sobre os rios Carazinho e Bonito.

Pitanga – Manoel Ribas 

Em outubro de 2025, o DER/PR homologou a licitação para restaurar e ampliar em concreto 43,05 km da PRC-466 entre Manoel Ribas e Pitanga, investimento de R$ 231,6 milhões. As obras incluem restauração total da pista com técnica whitetopping, faixas adicionais em trechos críticos, dois viadutos em desnível (em Manoel Ribas e Pitanga), melhorias de acessos – incluindo a subestação de Furnas – além de novos sistemas de drenagem, sinalização e dispositivos de segurança.

Manoel Ribas – Lidianópolis

No dia 18 de novembro, o DER/PR divulgou o resultado final da licitação para a restauração e ampliação em concreto da PRC-466, entre Lidianópolis e Manoel Ribas, em 51,86 quilômetros, confirmando como vencedor o Consórcio Construtor PR-466 – Porto Ubá, com proposta de R$ 558,59 milhões. Após a homologação, seguirá a formalização do contrato para uma obra que inclui restauração em whitetopping, 15,9 km de duplicação, 17,18 km de terceiras faixas, acostamentos, vias marginais, seis novos viadutos e o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí. O projeto contempla ainda rotatórias, retornos, iluminação, drenagem e sinalização.

PRC-272

Lidianópolis – Mauá da Serra

A intervenção mais extensa é a recuperação dos 54,8 quilômetros da PRC-272 entre Lidianópolis e Mauá da Serra, onde todo o trecho, incluindo acostamentos e terceiras faixas, receberá whitetopping. O projeto prevê ainda três viadutos — em Faxinal, Cruzmaltina e no acesso a Borrazópolis — além de cinco rotatórias alongadas. A obra também inclui a modernização da drenagem, nova iluminação e a instalação de dispositivos de segurança.

Rodovias PRC-487 e PR-460

O DER/PR também contratou a restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, no trecho que liga Pitanga a Nova Tebas, no sentido oposto às demais obras. Com investimento de R$ 267,8 milhões e prazo de 27 meses, a intervenção abrangerá 51,52 quilômetros. O projeto inclui ainda a construção de terceiras faixas nos pontos de maior demanda e acostamentos, todos em pavimento rígido.

FONTE

Janice Kazmierczak Soares é graduada em Engenheira Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduada em Infraestrutura de Transportes pela Universidade Paulista (UNIP) e em Obras Públicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, é diretora técnica do DER/PR.

Contato
comunicacao@der.pr.gov.br (Assessoria de Imprensa)

Jornalista responsável: 
Marina Pastore – DRT 48378/SP 
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