Nova ligação da BR-101 à Praia Brava promete mudar mobilidade
Intervenção com nova via arterial e ciclovia deve melhorar a mobilidade entre Itajaí e Balneário Camboriú
Uma das obras de mobilidade urbana mais aguardadas no litoral norte de Santa Catarina deu seu primeiro passo. O Instituto Mais Itajaí — Organização da Sociedade Civil (OSC) que reúne mais de 35 empresas — firmou em outubro a ordem de serviço para iniciar o projeto do novo acesso da BR-101 à Praia Brava, em Itajaí (SC).
A intervenção é vista como essencial para aliviar o tráfego na região, hoje marcado por congestionamentos constantes na avenida Osvaldo Reis, principal conexão entre Itajaí e Balneário Camboriú.
A futura via terá cerca de cinco quilômetros de extensão. O traçado deverá partir da região da Arena do Barra, na Canhanduba, seguindo até a avenida Osvaldo Reis, próximo à rua Carlos Drummond de Andrade, já na Praia Brava.
“Essa é uma obra que vai transformar a mobilidade de Itajaí. A Praia Brava é uma região com forte vocação turística e imobiliária, mas hoje depende de vias congestionadas. O novo acesso vai reduzir o tempo de deslocamento, trazer mais segurança e preparar a cidade para crescer de forma planejada e sustentável”, destacou Fábio Inthurn, presidente do Instituto Mais Itajaí.
O prefeito Robison Coelho ressaltou a relevância do projeto: “Trata-se de um dos projetos mais ousados e estratégicos da cidade e de toda a região, que vai contribuir de forma decisiva para o crescimento ordenado e o bem-estar da população”.
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Parceria público-privada
A iniciativa adota um modelo inovador de parceria público-privada: o Instituto Mais Itajaí, representando o setor empresarial, financia e coordena a elaboração do projeto executivo completo – quem ficará responsável por essa etapa é a empresa catarinense PROSUL, que já foi contratada. Esse trabalho é realizado em colaboração direta com a equipe técnica da prefeitura, garantindo alinhamento e viabilidade. Ao final, o projeto será doado ao Município para que a obra seja licitada e executada.
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O Governo do Estado de Santa Catarina já sinalizou apoio à futura execução da ligação e reconhece a importância estratégica da obra para a infraestrutura de transporte e turismo do litoral catarinense.
Primeira fase
A etapa inicial — que envolve o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e uma série de estudos adicionais, como análises geotécnicas, hidrológicas e de custos — tem previsão de ser finalizada em até seis meses. O EVTEA deverá custar R$ 2,5 milhões.
Para viabilizar a obra, a prefeitura estima investir mais de R$ 100 milhões, valor já contemplado no plano de governo destinado à melhoria da infraestrutura, utilizando recursos da outorga onerosa.
Projeto
De acordo com o Instituto Mais Itajaí, o projeto completo prevê a construção de uma nova via arterial composta por:
• Três faixas de circulação em cada sentido;
• Ciclovia e calçadas acessíveis;
• Iluminação pública em LED, além de mobiliário urbano contemporâneo.
Para assegurar maior fluidez e segurança, a proposta também contempla paisagismo e rotatórias com travessias adequadas para pedestres e ciclistas.
O traçado final será definido a partir de estudos técnicos de alta precisão. Para isso, o Instituto contratou uma empresa espanhola especializada, que realizará análises de fluxo viário com base em dados de telefonia móvel, permitindo simular com fidelidade os impactos da nova conexão. O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) ficará a cargo da Acquaplan, garantindo que o empreendimento avance de forma sustentável.
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Concluído o projeto executivo, sua entrega ao Município será seguida da fase de licitação e execução da obra pela prefeitura de Itajaí.
Fonte
Fábio Inthurn é presidente do Instituto Mais Itajaí.
Contato
Instituto Mais Itajaí – redacao5@rotascomunicacao.com.br
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
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