“Crise do teto” é o atual desafio para a engenharia
Novo presidente da ABECE, Augusto Pedreira de Freitas, afirma que não é mais possível subir preço de obra, e que saída está na produtividade
Novo presidente da ABECE, Augusto Pedreira de Freitas, afirma que não é mais possível subir preço de obra, e que saída está na produtividade
Por: Altair Santos
Empossado como o novo presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) o engenheiro civil Augusto Pedreira de Freitas afirmou que o organismo, assim como a construção civil brasileira, tem três desafios prioritários no momento: superar a “crise do teto”, trabalhar em defesa da qualificação dos materiais e agir em prol da segurança dos projetos. Sobre a “crise do teto”, Pedreira afirma que não é mais possível subir preço da obra, sob o risco de “ninguém conseguir vender mais nada”.

Para se adequar ao momento, o novo presidente da ABECE defende que se melhore a produtividade e se reduza o retrabalho nos canteiros de obras. “Nossos empreendimentos já estão com preço máximo. Não conseguimos mais transferir aumento de custo para o preço de venda. Temos que buscar produtividade tanto na parte construtiva quanto na parte de desenvolvimento de projeto. Para isso, precisamos, para melhorar fluxo de desenvolvimento, trabalhar o treinamento de pessoal de obra, para que eles executem melhor o projeto e reduzam o retrabalho”, alerta Augusto Pedreira de Freitas.
Ainda de acordo com o dirigente, é esse novo foco na engenharia de produtividade que vai gerar ganho direto às construtoras e permitir que mantenham seus lucros sem elevar preço final. “Se for para aumentar preço de obra, preço de projeto e preço do empreendimento ninguém vai vender nada”, completa Pedreira.
Materiais e normas técnicas
Quanto aos materiais, o novo presidente da ABECE avalia que eles também precisam passar por inovações que levem as construtoras a modernizar a forma como constroem. “Do concreto aos produtos de acabamento, tudo pode evoluir e tornar-se mais adequado ao ritmo das obras, sem perder qualidade. As outras associações – tenho absoluta certeza – podem nos ajudar muito neste avanço. Aí, é preciso dedicação dos laboratórios de pesquisa. Quanto às construtoras, elas também precisam modernizar seus procedimentos de construção”, avalia o novo presidente da ABECE.
Quando se refere a “procedimentos de construção”, Augusto Pedreira de Freitas defende que organismos como ABECE, ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto) e ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), em conjunto com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para que intensifiquem a normalização e o treinamento de mão de obra dentro da normalização. “A segurança do projeto passa pelo cumprimento das normas técnicas. Mas, infelizmente, ainda têm aqueles que não seguem as normas, e que ainda dizem: a norma soy yo. É sobre esses que a ABECE precisa atuar. Em cima dos projetos fora de norma”, finaliza Pedreira.
Entrevistado
Engenheiro civil Augusto Pedreira de Freitas, presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE)
Contato: abece@abece.com.br
Crédito Foto: Divulgação/ABECE
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
11/02/2026
PODCAST – Segurança estrutural e sustentabilidade das estruturas de concreto
Entrevistado: Paulo Helene é engenheiro civil, PhD com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e…
04/02/2026
World of Concrete 2026 destaca os desafios econômicos da construção
O World of Concrete, um dos principais eventos dedicado às indústrias da construção em concreto e alvenaria, foi realizado entre os dias 19 e 22 de janeiro, em Las Vegas, nos…
04/02/2026
Economia circular ganha escala na cadeia do concreto e reposiciona práticas da construção
A economia circular avança como um dos principais vetores de transformação da cadeia do concreto no Brasil. Em um setor historicamente intensivo no uso de recursos naturais, as…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









