Construtoras investem no conceito "morar e trabalhar"

Home Urban Business ganha espaço nas capitais brasileiras e novidade é aliar, em um só complexo, residência, escritório e shopping.

Seja no formato Home Urban Business ou Live & Work, novos empreendimentos aliam, em um só complexo, residência, escritório e shopping

Por: Altair Santos

Diante de um mercado cada vez mais exigente e concorrido, as construtoras e incorporadoras estão constantemente em busca de novos conceitos. A ideia é oferecer mais conforto e mais serviços, de preferência em um só empreendimento. É nisto que se baseia a filosofia “morar e trabalhar”, que tem norteado os recentes lançamentos no Brasil.

7Th Avenue, da Thá: torres residencial e corporativa dividindo o mesmo espaço.

Do inglês Live & Work ou Home Urban Business (HUB), o conceito reúne unidades residenciais e comerciais, além de espaços para compras e entretenimento, como num shopping center. São edificações que têm um público alvo: o profissional jovem e o empreendedor ousado. “Quem adere a esse modelo tem um perfil extremamente exigente. Ele busca morar e trabalhar em localizações privilegiadas. Por isso, o empreendimento tem de ser inovador”, explica João Auada Jr., diretor de negócios da Tecnisa.

Atualmente, quase todas as capitais brasileiras têm lançamentos que perseguem a ideia de “morar e trabalhar”, o que não é uma exclusividade do mercado nacional. Trata-se de uma tendência mundial do setor imobiliário. Outra característica desses empreendimentos “mixed use” é que eles buscam áreas urbanas que carecem de revitalização. Em Curitiba, há dois bons exemplos com esse perfil: o 7th Avenue, da Thá, e o HUB, da Tecnisa.

No caso do 7th Avenue, seu projeto tem como proposta valorizar o antigo bairro industrial do Rebouças – localizado perto do centro da capital paranaense. Já o HUB surge para revitalizar a área próxima da reitoria da Universidade Federal do Paraná e do Teatro Guaíra. Os dois empreendimentos se inspiram no conceito aplicado no SoHo – bairro da região de Nova York, que entre os anos 1980 e 1990 passou por um processo de renovação urbana e transformou-se em pólo de entretenimento, turismo e negócios, além de referência para outros países.

Público alvo do HUB é o jovem executivo, que busca infraestrutura e comodidade.

Os modelos de construção destes empreendimentos também se assemelham. Geralmente são torres independentes, sendo uma comercial e outra residencial. Na ala habitacional, os apartamentos têm no máximo dois quartos e área útil inferior a 70m².  No setor dos escritórios, as salas não costumam ter mais de 90m². “Tudo é pensado para otimizar os espaços”, diz o gerente de produto da Thá Incorporadora, Valdecir Scharnoski.

Outra característica de edifícios com esse conceito é que eles buscam certificações que os identifiquem como “prédios verdes“. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, imóveis que perseguem a sustentabilidade já dominam quase metade dos lançamentos. Na capital paranaense, englobam 48,3% dos novos empreendimentos lançados a partir de 2011. Em território paulistano, são 47,2% e no Rio chegam a 40,8%. Nas mesmas três capitais, o conceito “morar e trabalhar” já envolve 15% dos novos empreendimentos.

Entrevistados
Assessorias de imprensa das construtoras Thá e Tecnisa

Mais informações

Thá e Tecnisa

Créditos foto: Thá e Tecnisa

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo