Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Mercado pede conhecimento específico, diz pesquisa

Comportamento e Carreira, Gestão, Qualificação Profissional, Universidade e Pesquisa 24 de agosto de 2016

Candidato a trainee já deve ter alguma experiência, além de familiaridade com áreas que ajudem a empresa a melhorar processos de produção

Por: Altair Santos

Qual o perfil dos jovens profissionais da engenharia que as empresas buscam neste momento da economia brasileira? Foi essa pergunta que a pesquisa da consultoria Page Talent procurou responder, após ouvir de construtoras a montadoras de automóveis, passando por bancos e companhias especializadas em logística. A conclusão é que o momento exige profissionais com mais expertise e conhecimento específico. Também se observou que as grandes corporações estão procurando investir em jovens talentos que já tenham experiência em empresas menores, mesmo para vagas de trainee. “As empresas têm feito essa opção no recrutamento para agilizar seus processos de produção”, avalia a consultora Manoela Costa, gerente-executiva da Page Talent.

Programas de trainee agora também englobam workshops, palestras e mais treinamentos

Programas de trainee agora também englobam workshops, palestras e mais treinamentos

Segundo a especialista, há quatro tendências já constatadas nos processos de recrutamento em 2016, e que devem prevalecer para 2017: opção por candidatos mais sênior, habilidades em segmentos específicos, adaptação a processos mais dinâmicos e domínio das tecnologias high-tech. “Em tempos de dificuldades e incertezas, é importante recrutar pessoas que possam lidar com situações adversas e ter a habilidade necessária em assuntos mais técnicos”, revela Manoela Costa, completando que até a forma de realizar o recrutamento muda. “Como esse público está conectado ao mundo digital, é natural que a gestão do recrutamento também utilize as redes sociais para chegar aos candidatos que mais se adaptem ao perfil que as empresas buscam”, reafirma.

Sobre cada uma das tendências, a gerente-executiva da Page Talent faz a seguinte análise pontual:
Candidato mais sênior
As empresas estão de olho em profissionais mais experientes, capazes de enfrentar situações adversas com serenidade. O cenário mudou um pouco. Antes, os mais jovens dominavam esse tipo de vagas. Agora, as companhias querem pessoas com poder de análise e resolução. A experiência conta muito agora, mesmo para vagas de trainee.

Habilidades em segmentos específicos
Outra demanda que o mercado tem solicitado com mais frequência, sobretudo de candidatos a uma vaga de trainee, é que essa pessoa tenha conhecimento de uma área específica. Essa habilidade é um diferencial. O candidato que já tiver conhecimento e experiência em um setor é avaliado de outra forma. Ter o domínio de um mercado ajuda na hora em que esse profissional começar a trabalhar com as rotinas e especificidades da companhia em que irá atuar.

Processos mais dinâmicos
Além da experiência solicitada pela empresa, o candidato a trainee encontrará algumas etapas um pouco diferentes em relação aos anos anteriores, durante seu processo de desenvolvimento dentro da empresa. Verificou-se que os programas de trainee atraem muitas pessoas, mas um número pequeno é contratado para seguir se desenvolvendo dentro da companhia. Então, o que as empresas estão fazendo é transformar o treinamento em uma grande oportunidade de aprendizagem. Assim, passaram a investir em workshops, palestras e outras atividades para qualificar melhor o trainee e poder contratá-lo.

Tecnologias high-tech
A utilização de ferramentas tecnológicas é cada vez mais intensa. As empresas estão em busca de candidatos que estejam conectados com essas tecnologias, e que ajudem as corporações a utilizá-las em seu dia a dia. O objetivo é que o trainee diga: “olha, esse trabalho a empresa faz assim, mas com esta tecnologia é possível minimizar tempo e custos fazendo assim”.

Entrevistada
Psicóloga Manoela Costa
, especialista em gestão estratégica de pessoas e gerente-executiva da Page Talent

Contato
recrutamento@michaelpage.com.br

Crédito Foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Leia também: