Melhor qualidade do ar

Melhor qualidade do ar

Melhor qualidade do ar 150 150 Cimento Itambé

Programa oferece gratuitamente medição da emissão de fumaça preta em veículos de transporte rodoviário

No Brasil, o setor de transportes é responsável por quase 50% do consumo de derivados do petróleo, sendo o óleo diesel o principal combustível utilizado no transporte de cargas e passageiros. Para o transportador, nem sempre é fácil avaliar o impacto que o consumo excessivo de combustível causa no resultado global de sua atividade.

Por isso, a Petrobrás, através do Conpet, criou o Programa EconomimizAR, que oferece gratuitamente apoio técnico ao setor de transporte rodoviário – cargas e passageiros – com o objetivo de racionalizar o consumo de óleo diesel e promover a melhoria da qualidade do ar, reduzindo a emissão de fumaça preta de ônibus e caminhões.

O EconomizAR conta com 45 unidades móveis dotadas dos instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam o uso racional de óleo diesel e atende 22 estados brasileiros. Os técnicos que trabalham nas unidades móveis são altamente qualificados e foram extensamente treinados pelo Conpet para atender ao programa.

Os ônibus e caminhões avaliados pelo programa reduzem a emissão de particulados, diminuindo assim a poluição nos grandes centros urbanos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Há quatro anos a Itambé disponibiliza o serviço de medição de fumaça preta emitida pelos caminhões da frota que transportam calcário e cimento. Esse serviço é oferecido através de parceria com o Programa Economizar, desenvolvido pela Petrobrás.

Na Itambé, as inspeções são realizadas semestralmente e os veículos que não atingem o nível desejado de emissão de fumaça são notificados formalmente para regularizar a situação. Passado o prazo dado para manutenção, são convocados a efetuar uma nova inspeção. Atualmente, 74 veículos que prestam serviços de transporte para a Itambé passam pela inspeção.

Atualmente, estes testes fazem parte do programa o Rode Bem – Programa Itambé de Segurança nas Estradas, criado em 2005 e que também coloca à disposição dos motoristas que transportam cimento e insumos da Itambé, palestras e serviços relacionados à saúde, segurança e ao meio ambiente.

Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil