28/09/2023

Vila nos EUA é composta apenas por casas construídas em 3D

Chamado de Wolf Ranch, o local fica em Georgetown, no Texas, e já tem unidades à venda

Vila Wolf Ranch é composta por 100 casas em 3D.
Crédito: Divulgação/ICON

As 100 casas que fazem parte da vila Wolf Ranch, localizada em Georgetown, no Texas, foram construídas com impressoras 3D. A comunidade, mais do que inovadora, foi idealizada e anunciada em 2021 pela Lennar, uma das principais construtoras residenciais dos Estados Unidos, e pela ICON, empresa especializada em construções em 3D. O escritório de arquitetura dinamarquês BIG-Bjarke Ingels Group também fez parte do projeto. 

O evento de inauguração aconteceu em julho deste ano, e, de acordo com o site oficial, seis das 100 casas já foram vendidas – a mais cara custou 568.990 dólares, o que corresponde a aproximadamente 2,8 milhões de reais. A maioria das moradias, no entanto, está em fase de finalização, mas há duas opções disponíveis de imediato aos interessados: uma por 478.990 e outra por 495.990 dólares.

Ambiente interno de uma das casas, com paredes ultra resistentes.
Crédito: Divulgação/ICON

As residências do Wolf Ranch possuem entre 146 e 196 metros quadrados, podendo ter três ou quatro quartos e dois ou três banheiros. Todas elas também contam com painéis solares fotovoltaicos, com telhados metálicos projetados para serem duráveis, energeticamente eficientes, resistentes ao fogo e para durarem mais do que os telhados tradicionais. Já as paredes foram projetadas para serem resistentes à água, ao mofo, a cupins e a incêndios.

Outro atrativo e diferencial é que os materiais utilizados nesta construção hermética reduzem as variações de temperatura, fazendo com que os cômodos se tornem confortáveis durante o ano todo. 

Matérias relacionadas:
EUA constrói 1ª casa de dois andares com impressora 3D

Startup usa plástico reciclado para imprimir casas 3D

Startup dinamarquesa imprime casa 3D em concreto de baixo custo

Como funciona a impressão em 3D

Impressora gigante da ICON se chama Vulcan.
Crédito: Divulgação/ICON

Especialista neste tipo de construção, a ICON utiliza a tecnologia mais moderna em sua impressora 3D de tamanho doméstico, a Vulcan. Ela foi desenvolvida especificamente para a produção de residências, para que todas as etapas ocorram de forma precisa e com alta velocidade.

De acordo com a empresa, esta nova máquina proporciona um trabalho duas vezes mais rápido do que a sua geração anterior de impressoras, sendo possível imprimir casas e estruturas diversas de até 278 metros quadrados sem realocação do equipamento. Além disso, os testes indicam que as paredes erguidas por meio desse sistema superam os requisitos de resistência dos códigos de construção em mais de 350%.

A impressora é alimentada por uma espécie de fábrica portátil e inteligente que se chama Magma, responsável por misturar o Lavacrete (material à base de cimento da ICON) com aditivos e água, de acordo com as condições climáticas do local, no momento da atividade. É como se fosse um “cartucho” de impressão, que funciona por meio de softwares de última geração. 

Fontes
ICON
Lennar 

VÍDEO da construção e do interior das casas:

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience


28/09/2023

Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo