Startup dinamarquesa imprime casa 3D em concreto de baixo custo

Residência foi construída em cinco semanas e o projeto priorizou construção de baixo custo
6 de julho de 2022

Startup dinamarquesa imprime casa 3D em concreto de baixo custo

Startup dinamarquesa imprime casa 3D em concreto de baixo custo 1024 768 Cimento Itambé
Casa feita em impressora 3D tem 37 m² e usa concreto real de baixo custo.
Crédito: 3DCP & Saga Space Architects

Já pensou construir uma casa inteira em apenas cinco semanas? Foi este o feito da startup 3DCP Group. Ao utilizar a tecnologia de impressão 3D, a empresa criou uma casa de 37 m², usando concreto real de baixo custo (não argamassa). 

A casa é a primeira do tipo na Europa e seu projeto prioriza criar uma construção totalmente habitável no menor número de metros quadrados possível. A residência está localizada em Holstebro, Dinamarca, e conta com banheiro, cozinha em plano aberto, sala de estar e quarto. Para economizar espaço, o quarto foi colocado em um mezanino acima do banheiro. Para manter as tradições de construção e design nórdicos, a madeira foi priorizada no interior.

De acordo com o arquiteto Sebastian Aristotelis, da Saga Space Architects, que projetou a casa, o objetivo era fazer uma pequena unidade habitacional para estudantes. “Ela deveria conter todos os cômodos e funcionalidades de uma casa normal, mas com um custo tão baixo, que até os estudantes pudessem pagar para viver nela. Resolvemos a tarefa fazendo um projeto que proporciona um uso muito eficaz de cada metro quadrado, ainda dando aos moradores a sensação de estar em uma casa muito maior por ter uma grande área aberta no meio”, afirma.

Residência foi feita em cinco semanas e foi projetada para ser pequena unidade habitacional para estudantes.
Crédito: 3DCP & Saga Space Architects

Processo de construção da casa 3D

O Grupo 3DCP usou a impressora de construção 3D BOD2, que faz formas incomuns, além de imprimir com concreto real por um baixo custo e ajudar a fazer o telhado e a fundação.

A casa é moldada em um círculo triangular conectado por um núcleo central aberto. Em cada extremidade do triângulo, você encontra a cozinha, a sala e o banheiro. Para acomodar o quarto em cima do banheiro, o teto acima da extremidade do triângulo com o banheiro e o quarto foi levitado.

Para Mikkel Brich, CEO do 3DCP Group, a tecnologia de impressão 3D é um verdadeiro divisor de águas na construção, pois dá vida a uma nova arquitetura que, de outra forma, não seria possível pelos métodos convencionais de tijolo e argamassa. “A inovadora tecnologia de impressão de construção 3D utiliza concreto real, aumentando a eficiência e reduzindo significativamente as horas de trabalho humano usadas na construção. Não poderíamos ter realizado o projeto usando qualquer outro método”, explica. 

De acordo com Brich, estudos mostraram que as emissões de CO₂ dos canteiros de obras podem ser reduzidas em até 32% ao usar a impressão 3D. Ao automatizar processos e construir com robôs também é possível reduzir em até 50% as horas-homem no processo de construção.

A fiação elétrica, o encanamento e outras funcionalidades foram terminadas à medida que a casa era impressa.

Fontes
Sebastian Aristotelis, da Saga Space Architects. 
Mikkel Brich, CEO do 3DCP Group.

Contato
Assessoria de imprensa: cj@cobod.com

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

6 de julho de 2022

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil