Veja o que leva à baixa produtividade na construção civil
A Itambé fornece o cimento ideal para construtoras de qualquer porte, além de Assessoria Técnica, relatórios de ensaio e aplicativos de patologias e aplicações do cimento certo.
Juntas, as 500 maiores empresas do Brasil, incluindo as ligadas à cadeia produtiva da construção civil, perdem R$ 230 milhões por ano com a baixa produtividade em suas operações. O levantamento é da Levee, startup que desenvolve ferramentas de gestão usando Inteligência Artificial. O estudo constatou que a distância entre moradia e trabalho é um dos fatores que mais contribui para a baixa produtividade do trabalhador brasileiro. Em setores como o de serviços e de varejo, os obstáculos entre sair de casa e chegar ao trabalho podem causar até 10% das faltas diárias.
A rotatividade no quadro de funcionários também é outro fator que atrapalha a produtividade. Há empresa em que o turnover chega a 40% ao ano. Neste caso, na maioria das vezes, o trabalhador, mesmo satisfeito com as políticas da companhia, troca de emprego para reduzir seu tempo de deslocamento em 30 minutos. Para minimizar esse impacto na produtividade, a recomendação é que se leve a geolocalização em conta na contratação de funcionários. “Embora a tecnologia não consiga resolver os problemas do trânsito, pode ajudar a encontrar os profissionais com o perfil mais adequado à vaga e que morem mais próximos do local de trabalho, o que pode cortar faltas, atrasos e rotatividade”, diz Jacob Rosenbloom, CEO da Levee.
O executivo lembra ainda que discutir a produtividade ainda é um tema relegado na empresa. “Inevitavelmente, a discussão sobre produtividade da força de trabalho passa por outros inúmeros fatores, mas o começo pode ser com práticas simples e escaláveis que possam ser disseminadas posteriormente de forma orgânica pela companhia”, sugere. Para que ocorra essa mudança, Jacob Rosenbloom propõe uma lógica batizada de “70-20-10”, na qual 70% do tempo do funcionário deve se concentrar nas metas de produção. Outros 20% em projetos-pilotos e testes e 10% a uma fase exploratória, em que são estimuladas oportunidades em áreas não óbvias, e ficam a critério do funcionário.
Trabalhador brasileiro é 4 vezes menos produtivo que o dos Estados Unidos
Rosenbloom destaca que nesses 10% é que podem ser gerados os frutos para que a empresa se consolide como inovadora. “Pode ser que as ideias que estejam nos 10% nem virem projetos para a fase de produção, mas eles podem ajudar a impulsionar a inovação. De toda forma, a prática é um estímulo para que os gestores e as equipes mantenham suas cabeças abertas e conectadas a novas possibilidades”, resume. Com o uso de Inteligência Artificial, China e Estados Unidos têm conseguido implementar esses conceitos. É o que eles chamam de "algoritmização" de suas operações. Só que para alcançar esse estágio, o Brasil vai precisar investir mais em educação.
Hoje, o trabalhador brasileiro demora uma hora para desempenhar uma tarefa que o norte-americano leva 15 minutos e o alemão e o chinês demoram 20 minutos. Essa diferença é sentida principalmente nos canteiros de obras. Com nível educacional mais elevado, o operário nos EUA consegue absorver treinamentos e tecnologias com mais rapidez, assim como operar equipamentos mais complexos. Isso resulta em menor tempo consumido para a execução de um trabalho. Estudo recentemente desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas vai ao encontro dessa tese. Ele constatou que, além das correções estruturais necessárias para melhorar a produtividade, o Brasil precisa trilhar dois caminhos: melhorar a educação em todos os níveis (inclusive técnico) e investir na modernização do capital físico (máquinas e equipamentos das empresas).
Entrevistado
Reportagem com base em estudo realizado pela Levee, startup que desenvolve ferramentas de gestão usando Inteligência Artificial
Contato
levee@levee.com.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
05/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
05/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
Praça Lindenberg venceu Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Crédito: Divulgação O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.