UFMG é a que mais cresce em ranking de engenharia civil

Universidade mineira desponta na lista do Times Higher Educacion entre as 5 melhores da América Latina

Campus da UFMG, em Belo Horizonte - MG: engenharia civil da universidade é a 3ª melhor do país e a 5ª no continente latino-americano Crédito: UFMG
Campus da UFMG, em Belo Horizonte – MG: engenharia civil da universidade é a 3ª melhor do país e a 5ª no continente latino-americano
Crédito: UFMG

Entre as universidades brasileiras que oferecem cursos de graduação em engenharia civil, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foi a que mais cresceu na edição 2020 do Times Higher Educacion (THE). O ranking avalia 1.250 universidades em todo o mundo, das quais 166 são do continente latino-americano. A UFMG agora é a 3ª do Brasil no ensino de engenharia civil, atrás de USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ambas no estado de São Paulo. 

Em anos anteriores, desde que o Brasil passou a integrar o levantamento internacional, a universidade mineira ocupou 11º (2017), 9º (2018) e 8º (2019) lugares no ranking THE. No continente, a graduação de engenharia civil da UFMG está em 5º lugar, antecedida por Universidade Católica do Chile, USP, Unicamp e Instituto de Tecnologia de Monterrey, no México. No mundo, quem melhor ensina a engenharia civil, segundo o THE, é a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Em nota divulgada pela assessoria de comunicação da UFMG, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida comemora o resultado. “A gente não se move pelos rankings, mas uma notícia como esta tem que se comemorar. Temos nos destacado, cada vez mais, nos cenários nacional e internacional. Isso é fruto do nosso esforço para nos tornarmos referência. A satisfação é grande, como é, também, com relação ao que teremos pela frente. Ciência não se faz de um dia pro outro, tem que ser sustentada. O que colhemos hoje é fruto de investimentos passados”, destaca.

UFSC supera UFRGS e surge como a melhor da região sul em 2020

Liderado pela britânica Oxford, o top 10 do ranking Internacional de engenharia civil é predominado pelas universidades norte-americanas. A lista é completada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia-EUA, Universidade de Stanford-EUA, MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts-EUA), Universidade de Princeton-EUA, Universidade de Harvard-EUA, Universidade de Yale-EUA, Colégio Imperial de Londres-Reino Unido, Universidade John Hopkins-EUA e Universidade da Califórnia-EUA.

Na América Latina, pelo segundo ano seguido, a Universidade Católica do Chile desponta como a melhor graduação em engenharia civil no ranking THE. Na sequência, depois de USP, Unicamp, Instituto de Tecnologia de Monterrey e UFMG, o top 10 do continente é completado por PUC do Rio, Universidade do Chile, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Universidade dos Andes, na Colômbia. Já o top 10 brasileiro inclui, além de USP, Unicamp, UFMG, PUC RJ, UFSC e Unesp, as seguintes universidades: UFRGS, UnB, Universidade Federal de Pelotas-RS e UFRJ. 

Na região Sul do Brasil, que engloba os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o ranking das 10 melhores de 2020 no ensino de engenharia civil, segundo as avaliações do Times Higher Educacion, são: UFSC, UFRGS, Universidade Federal de Pelotas-RS, PUC-RS, Universidade de Caxias do Sul-RS, UFPR (Universidade Federal do Paraná), Universidade Federal de Santa Maria-RS, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) , UEL (Universidade Estadual de Londrina) e PUC-PR. A Cia. de Cimento Itambé possui convênio com duas delas (UFPR e UTFPR ), além da FAE Curitiba

O ranking do Times Higher Education é elaborado com base em cinco indicadores: ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As universidades recebem pontuações para cada um desses critérios, que têm pesos diferentes para a nota final. O Brasil tem 61 instituições de ensino superior listadas no ranking.

Acesse o ranking THE

Entrevistado
Times Higher Educacion (THE) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (via assessorias de imprensa)

Contato
communications@timeshighereducation.com
assessoriadeimprensa@ufmg.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo