UFMG é a que mais cresce em ranking de engenharia civil

Universidade mineira desponta na lista do Times Higher Educacion entre as 5 melhores da América Latina
15 de julho de 2020

UFMG é a que mais cresce em ranking de engenharia civil

UFMG é a que mais cresce em ranking de engenharia civil 1024 682 Cimento Itambé
Campus da UFMG, em Belo Horizonte - MG: engenharia civil da universidade é a 3ª melhor do país e a 5ª no continente latino-americano Crédito: UFMG

Campus da UFMG, em Belo Horizonte – MG: engenharia civil da universidade é a 3ª melhor do país e a 5ª no continente latino-americano
Crédito: UFMG

Entre as universidades brasileiras que oferecem cursos de graduação em engenharia civil, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foi a que mais cresceu na edição 2020 do Times Higher Educacion (THE). O ranking avalia 1.250 universidades em todo o mundo, das quais 166 são do continente latino-americano. A UFMG agora é a 3ª do Brasil no ensino de engenharia civil, atrás de USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ambas no estado de São Paulo. 

Em anos anteriores, desde que o Brasil passou a integrar o levantamento internacional, a universidade mineira ocupou 11º (2017), 9º (2018) e 8º (2019) lugares no ranking THE. No continente, a graduação de engenharia civil da UFMG está em 5º lugar, antecedida por Universidade Católica do Chile, USP, Unicamp e Instituto de Tecnologia de Monterrey, no México. No mundo, quem melhor ensina a engenharia civil, segundo o THE, é a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Em nota divulgada pela assessoria de comunicação da UFMG, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida comemora o resultado. “A gente não se move pelos rankings, mas uma notícia como esta tem que se comemorar. Temos nos destacado, cada vez mais, nos cenários nacional e internacional. Isso é fruto do nosso esforço para nos tornarmos referência. A satisfação é grande, como é, também, com relação ao que teremos pela frente. Ciência não se faz de um dia pro outro, tem que ser sustentada. O que colhemos hoje é fruto de investimentos passados”, destaca.

UFSC supera UFRGS e surge como a melhor da região sul em 2020

Liderado pela britânica Oxford, o top 10 do ranking Internacional de engenharia civil é predominado pelas universidades norte-americanas. A lista é completada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia-EUA, Universidade de Stanford-EUA, MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts-EUA), Universidade de Princeton-EUA, Universidade de Harvard-EUA, Universidade de Yale-EUA, Colégio Imperial de Londres-Reino Unido, Universidade John Hopkins-EUA e Universidade da Califórnia-EUA.

Na América Latina, pelo segundo ano seguido, a Universidade Católica do Chile desponta como a melhor graduação em engenharia civil no ranking THE. Na sequência, depois de USP, Unicamp, Instituto de Tecnologia de Monterrey e UFMG, o top 10 do continente é completado por PUC do Rio, Universidade do Chile, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Universidade dos Andes, na Colômbia. Já o top 10 brasileiro inclui, além de USP, Unicamp, UFMG, PUC RJ, UFSC e Unesp, as seguintes universidades: UFRGS, UnB, Universidade Federal de Pelotas-RS e UFRJ. 

Na região Sul do Brasil, que engloba os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o ranking das 10 melhores de 2020 no ensino de engenharia civil, segundo as avaliações do Times Higher Educacion, são: UFSC, UFRGS, Universidade Federal de Pelotas-RS, PUC-RS, Universidade de Caxias do Sul-RS, UFPR (Universidade Federal do Paraná), Universidade Federal de Santa Maria-RS, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) , UEL (Universidade Estadual de Londrina) e PUC-PR. A Cia. de Cimento Itambé possui convênio com duas delas (UFPR e UTFPR ), além da FAE Curitiba

O ranking do Times Higher Education é elaborado com base em cinco indicadores: ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As universidades recebem pontuações para cada um desses critérios, que têm pesos diferentes para a nota final. O Brasil tem 61 instituições de ensino superior listadas no ranking.

Acesse o ranking THE

Entrevistado
Times Higher Educacion (THE) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (via assessorias de imprensa)

Contato
communications@timeshighereducation.com
assessoriadeimprensa@ufmg.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil