Treinamento para pôr a mão na massa

Prefeitura do oeste paranaense tem programa inédito de qualificação de mão de obra

Prefeitura do oeste paranaense tem programa inédito de qualificação de mão de obra

Créditos: Engº. Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica Itambé e Urbano Antonio Ferri – Assessor Técnico Comercial Itambé

A cidade de Pato Bragado, no Paraná, conta desde setembro de 2007 com um programa para o aperfeiçoamento e melhoria dos serviços prestados pelos trabalhadores da construção civil. O programa Mãos à Obra, instituído pela Lei n.º 937 tem como objetivo ofertar cursos de aprimoramento profissional, incentivar a capacitação, promover a integração e inclusão no mercado de trabalho e promover a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

O programa é coordenado e acompanhado por uma comissão formada por sete membros, distribuídos entre Poder Executivo Municipal, Associação Comercial e Construção Civil. A lei municipal também autorizou a abertura de um crédito no valor de 13 mil reais para cobrir parte das despesas com a contratação dos profissionais que ministraram as aulas teóricas e práticas. Além deste subsídio, diversas empresas da cidade e da região compuseram a parceria, o que permitiu a ausência total de qualquer ônus aos participantes.

Normilda Koehler, prefeita do município, apoiou a iniciativa e sancionou a lei aprovada pela Câmara de Vereadores: “O setor de construção civil é uma classe de extrema importância nessa cidade. São os responsáveis pela edificação das construções, dando forma, beleza e desenvolvimento ao município e com incentivos e instrução podem melhorar tanto a qualidade no trabalho como sua qualidade de vida”, destacou.

O engenheiro civil Jair Marcelino, do setor de engenharia da administração municipal, é o autor do projeto e explica que o programa foi desenvolvido a partir de módulos teóricos e práticos às sextas e sábados (em torno de dois por mês) para cerca de 40 participantes, entre pedreiros e serventes. A parte prática, em andamento, consistirá na construção de duas residências. Uma delas será sorteada ao final do programa em uma promoção da Associação Comercial e a outra será vendida, com a renda dividida entre os participantes do curso que obtiverem 100% de participação nas aulas teóricas e práticas.

Para complementar o treinamento e mostrar na prática este importante insumo da construção, Marcelino solicitou uma visita técnica à fábrica da Itambé, além de uma palestra sobre a utilização dos diversos tipos de cimento produzidos. A palestra será realizada no dia 16 de maio, dentro da quinta edição da Feira de Engenharia, Arquitetura e Construção – FENARC, que será realizada no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, no Paraná. Já a visita, agendada para o dia 12 de junho, será monitorada no programa de visitas à fábrica pela equipe da Assessoria Técnica.

O programa Mãos à Obra demonstra que a integração entre órgão público e iniciativa privada pode render ótimas parcerias, principalmente quando se trata de assistir trabalhadores carentes de qualificação, tendo melhoria nos serviços prestados e na qualidade de vida dos trabalhadores como resultado.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo