Sistema Construtivo Concreto Leve Polimerizado
Saiba mais sobre a tecnologia que concentra alto desempenho, custos competitivos e é indicado para a construção de casa populares.
Incorporação de microbolhas de ar ao concreto garante isolamento térmico e maior volume
Por: Michel Mello
O Sistema Construtivo Concreto Leve Polimerizado (SCCLP) é indicado para a produção de habitações populares, pois concentra alto desempenho e custos bastante competitivos em um mesmo empreendimento. Além disso, sua utilização permite tempo recorde de construção visto que pode ser construída uma casa por dia através de um jogo de forma, tendo 80% da mão de obra não especializada. Para isso, é necessário, apenas, treinar uma equipe para montagem das formas. A fundação pode ser tipo “RADIER”, de sapata corrida ou outro tipo qualquer de fundação.
Esse sistema se caracteriza como uma linha de produção montada no canteiro de obras. Tem como princípio básico a utilização do concreto leve para moldagem in loco na construção de todas as paredes de uma só vez, utilizando uma forma modular. Podem ser inseridas durante a execução das partes: hidráulica, elétrica, armaduras e esquadrias.
Após desenformar as paredes, estas já estão alinhadas, prumadas e rebocadas. Faltando apenas a estucagem. Depois disso, a casa está pronta para receber a pintura e cobertura do telhado e o acabamento. O SCCLP moldado in loco promove redução de até 20% no custo final da obra, comparado com os sistemas construtivos convencionais.
Minha Casa, Minha Vida
O concreto leve polimerizado é ideal para ser empregado em programas de habitação, como o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal, ou ainda em cooperativas ou em grandes projetos imobiliários. Ele substitui com muitas vantagens os sistemas construtivos convencionais. Também pode ser empregado como fechamento de vãos e, ainda, ser combinado a estruturas de aço ou outros tipos de sistemas de pré-fabricados.
Concreto leve
O Concreto Leve Polimerizado está patenteado sob número MU 7801176-0. Sua composição é obtida a partir de uma mistura de agregados inertes (pedra e areia), cimento Portland, água e do Polímero METAPOP®, que foi especialmente desenvolvido para esta finalidade.
Esse polímero é adicionado diretamente no equipamento de baixa rotação (betoneira, caminhão-betoneira ou bomba processadora de concreto) que, sob agitação, incorpora micropartículas de ar ao concreto, tornando-o mais leve e resistente.
Para o engenheiro, Yukiharu Takaki, da Construpor, “a partir da adição deste polímero, que é um incorporador e fluidificador, à massa universal, obtém-se as microbolhas de ar. Assim, conseguimos maior volume de concreto, mais leve e menos dilatado”.
O engenheiro destaca ainda que “podemos obter um concreto melhor, com maior volume, sem o problema das fissuras e já de acordo com as especificações da NBR 15.575, a Norma de Desempenho. Entre as várias tecnologias e sistemas construtivos, este apresenta as vantagens dos sistemas pré-fabricados in loco, com as características do método construtivo tradicional”.
Sequência do SCCLP
Fundação: radier ou convencional.
– Montagem das formas;
– Colocação dos kits de hidráulica;
– Colocação das armaduras treliça zincada;
– Concretagem.
Entrevistado
Yukiharu Takaki
Currículo
– Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP).
– Sócio proprietário da Construpor Ltda.
Contato: construpor@construpor.com
Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/11/2024
Corredor Metropolitano: obra que transformará a mobilidade na Grande Curitiba
O Governo do Paraná deu um importante passo rumo à modernização da infraestrutura viária ao publicar o edital de licitação para a construção do novo Corredor……
28/11/2024
Financiamento de imóveis pela Caixa: entenda o que mudou
Em outubro, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de mudanças com relação ao financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão. As regras passaram a valer a partir de 1° de…
28/11/2024
“Construção Brasil 2024” debate inovação e crescimento no setor
Em outubro, foi realizado o evento Construção Brasil 2024, dedicado à discussão de estratégias inovadoras, transformações tecnológicas e oportunidades de crescimento no setor.…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.