Com 60 obras, setor de shopping centers segue aquecido
De acordo com a ABRASCE, serão construídos 26 em 2015 e 34 no próximo ano. A maioria em cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes
De acordo com a ABRASCE, serão construídos 26 em 2015 e 34 no próximo ano. A maioria em cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes
Por: Altair Santos
Entre 2015 e 2016, segundo dados da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) 60 novos centros de compra serão inaugurados no país. Serão 26 neste ano e 34 no próximo ano. A maioria já está em construção, e em cidades do interior com população entre 200 mil e 500 mil habitantes. É uma amostra de que o setor da construção civil, sobretudo o da construção industrializada, terá neste segmento um vetor de crescimento. As obras tendem a movimentar mais de 500 mil m³ de concreto.
O volume de projetos para viabilizar novos shopping centers só não é maior por conta de licenças ambientais e planos diretores de municípios – sobretudo nas capitais -, que têm restringido esse tipo de construção. Há ainda a questão econômica do país. No início de 2014, o setor esperava inaugurar 43 centros comerciais, mas fechou o ano com 25 empreendimentos novos concluídos. Em 2015, com projeções “bem pés no chão”, como define o presidente da ABRASCE, Glauco Humai, a expectativa é de viés de alta no setor.
A esperança de reverter o jogo está na oportunidade de instalar shopping centers em cidades de médio porte. Essa é uma tendência que já se verifica desde 2012 e que, em 2014, fez o número de centros comerciais localizados no interior superar o contabilizado nas capitais. Dos 521 empreendimentos deste tipo no país, 51% estão operando em municípios localizados nas regiões metropolitanas das grandes cidades brasileiras ou a mais de 200 quilômetros de distância das metrópoles.
Em 2014, 25% dos shoppings centers que abriram as portas estavam em capitais e 75% em cidades do interior. Para 2015, 58% dos shopping centers programados para ser inaugurados estão em cidades do interior. Quase a metade (46%) em municípios com até 500 mil habitantes. As capitais vão absorver 42% dos empreendimentos. Por região, o sudeste segue atraindo o maior número de investimentos no setor. Inaugurou 12 em 2014 (11 deles no interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e irá inaugurar 12 em 2015 (7 deles no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).
Sul só volta a crescer em 2016
A região nordeste vem em segundo lugar no número de inaugurações. Recebeu 5 novos empreendimentos em 2014 (3 em cidades do interior) e receberá 8 em 2015 (5 em capitais). Tanto no ano passado quanto este ano, de acordo com os dados da ABRASCE, a região com menor número de inaugurações é o sul. Abriu 2 shopping centers em 2014 – um na cidade de Rio Grande-RS e outro em Lages-SC – e inaugurará apenas um em 2015: previsto também para a cidade de Rio Grande-RS.
Este cenário só tende a reverter em 2016, quando existe a previsão de que sejam inaugurados 9 shopping centers no sul, contra 8 no nordeste, 12 no sudeste, 3 no centro-oeste e 2 no norte do país. As cidades sulistas contempladas com novos centros comerciais serão Alvorada-RS, Santa Maria-RS, Guarapuava-PR, Umuarama-PR, Curitiba-PR, Cascavel-PR, Canoas-RS e Criciúma-SC, com duas inaugurações previstas. A tendência de mais empreendimentos no interior do que nas capitais se mantém para o ano que vem.
Trata-se de um movimento que beneficia diretamente as construtoras de médio porte que atuam no interior do país e têm como especialidade as obras industriais. Dinheiro para esse setor não deve faltar em 2015. Pelos cálculos da ABRASCE, somadas as expansões e as inaugurações para 2015, está previsto um investimento de mais de R$ 16 bilhões voltados para construções de shopping centers. São números que tendem a fazer a geração de empregos saltar para a casa do milhão. Atualmente, os empregos diretos gerados pelos shopping centers brasileiros somam 978.962 vagas.
Entrevistado
ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) (via assessoria de imprensa)
Contatos
abrasce@abrasce.com.br
www.portaldoshopping.com.br
Crédito fotos: Hardt Design Ltda – Computação Gráfica
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.