Setor brasileiro de cimento entra na era da indústria 4.0
ABCP, SNIC e USP selam acordo para instalação do Hubic, o primeiro Hub de Inovação e Construção Digital
Com o lançamento do Hubic, o Hub de Inovação e Construção Digital, o setor brasileiro do cimento dá um passo importante para se inserir na indústria 4.0. O projeto será instalado na sede da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em São Paulo-SP, e tem duas prioridades: buscar novos conceitos de impressão 3D em concreto e atrair startups da indústria da construção e da engenharia civil voltadas para soluções que utilizam o cimento como matéria-prima.
O Hubic, que é uma iniciativa da ABCP, em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC) e a Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), estará sob a coordenação do professor da Poli, Vanderley John, e do diretor de mercado da ABCP, Valter Frigieri. “O Hubic tem três eixos de atuação: inovação, produtividade e sustentabilidade, os quais integram todos os elos da cadeia da construção civil”, resume John.
Sobre o projeto 3D, que contará com a instalação de uma impressora em escala real, o professor da Poli-USP afirma que o objetivo é fazer a tecnologia sair da faixa de deslumbramento para ganhar a engenharia. “Estamos buscando uma solução de infraestrutura industrial que faça a tecnologia 3D sair do show para se tornar uma possibilidade concreta para o mercado”, diz. “Esse convênio representa um salto qualitativo nesse processo”, completa Valter Frigieri. A impressora ocupará uma área de 100 m2 dentro da ABCP.
Ainda sobre impressão 3D em concreto, Vanderlei John destaca que uma das prioridades é descobrir formas e estruturas que dêem ainda mais competitividade ao pavimento de concreto para obras urbanas e de infraestrutura. “Não queremos apenas uma máquina que imprima paredes. Buscaremos peças pré-fabricadas de concreto para projetos de infraestrutura”, reforça. O professor da Poli-USP mostrou um exemplo de impressão 3D de placas de concreto para pistas de aeroportos, e que são capazes de amortecer a aterrissagem de cargueiros. A solução já é realidade nos Estados Unidos.
Iniciativa quer substituir construção artesanal por tecnologia de ponta no canteiro de obras
Presente no evento virtual que selou o acordo, o presidente da ABCP e do SNIC, Paulo Camillo Penna, traduz o que representará o Hubic para a construção civil nacional. “Não podemos continuar a conviver com a construção artesanal nos canteiros”, afirma. A diretora da Poli-USP, Liedi Legi Bariani Bernucci, confirma: “O Hubic é uma iniciativa que insere a indústria 4.0 nos componentes da construção civil e de infraestrutura. Isso trará tecnologia de ponta para dentro das obras e dos materiais, o que vai gerar economia e sustentabilidade.”
O projeto nasce com investimento inicial de 8 milhões de reais. Os recursos irão para a construção da impressora 3D e para um espaço coworking que irá abrigar startups parceiras. O espaço terá 230 m2 e capacidade para hospedar até 30 profissionais. “O Hubic nasce de um consórcio que envolve 14 empresas, mas o espaço está aberto para outras companhias e universidades”, frisa Vanderlei John. O objetivo também é atrair parcerias internacionais, para transferência de conhecimento e tecnologia.
Saiba mais sobre o Hubic
www.hubic.org.br
Entrevistado
Reportagem com base no evento virtual que apresentou o Hubic (Hub de Inovação e Construção Digital) promovido por ABCP, SNIC e Poli-USP.
Contato
www.hubic.org.br/parceiros
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
07/11/2024
Shoppings horizontais: nova tendência no varejo e oportunidade para o setor da construção
Nos últimos anos, um novo modelo de centro de compras tem ganhado popularidade entre os consumidores brasileiros: os shoppings horizontais. Diferentes dos tradicionais centros…
07/11/2024
Construção civil terá benefício tributário para compra de máquinas
O programa de depreciação acelerada irá beneficiar 23 áreas econômicas do setor industrial, incluindo as atividades de construção de edifícios e de obras de infraestrutura. O…
07/11/2024
Construção da Ponte Harald Karmann promove importante avanço na mobilidade urbana de Joinville
Com capacidade para suportar até 5.400 veículos por hora, a Ponte Harald Karmann deve contribuir para a redução de congestionamentos. Crédito: Secom Joinville A construção da…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.