“São Paulo pra Toda Obra” terá mais de 1.500 obras públicas e privadas

Programa de modernização do sistema rodoviário soma R$ 30 bi de investimentos

SP pra Toda Obra prevê intervenções em 22,3 mil quilômetros de vias.
Crédito: Pablo Jacob/Governo de SP (enviada pela assessoria)

O Governo de São Paulo apresentou em abril o programa “São Paulo pra Toda Obra” — considerado o maior plano de modernização da malha rodoviária já realizado no estado. Ao todo, serão investidos R$ 30 bilhões em melhorias nas rodovias públicas e concedidas.

A iniciativa contempla mais de 1.500 intervenções com foco na melhoria da infraestrutura e da segurança viária, na criação de empregos e no impulso ao desenvolvimento econômico, promovendo mais qualidade de vida para a população.

“O SP pra Toda Obra não trata só de asfalto, concreto, máquina e engenharia. Estamos falando de gente, porque são as pessoas que vão se beneficiar desse empreendimento, com a diminuição do tempo de viagem e o aumento da segurança. Estamos falando do pai que vai ficar mais tempo com os filhos, da mãe que ficará despreocupada porque o filho vai sair e voltar em segurança e do produtor rural que vai deslocar sua produção com menos custos e transtornos. É prosperidade nos quatro cantos do estado”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante o evento de lançamento do programa.

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, a expectativa é que o programa gere um total de 252,6 mil postos de trabalho, sendo 86,7 mil nas obras já entregues e 168,8 mil nos serviços em andamento e nos projetos futuros.

Obras previstas

O SP pra Toda Obra prevê intervenções em 22,3 mil quilômetros de vias, abrangendo grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Das cerca de 1.500 obras previstas, 544 já foram entregues, 208 estão em execução e outras 829 ainda serão iniciadas. Desse total, 617 obras são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER – SP), com investimentos de R$ 14,5 bilhões. Já nas rodovias sob concessão, há 964 obras gerenciadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que somam R$ 15,4 bilhões em investimentos.

Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas anunciou o início de 62 novas obras, que somam um aporte de R$ 1 bilhão. Dessas ordens de serviço, 61 são convênios para melhorias em estradas vicinais que beneficiam 70 municípios e uma relativa a um viaduto na rodovia estadual SP 322, em Bebedouro, na região de Barretos, com aporte de R$ 67,1 milhões.

As melhorias envolvem pavimentação, restauração funcional, duplicações, interseções viárias, iluminação, adequações de trevos e recapeamento. As regiões com os maiores volumes de investimento, considerando os projetos do DER e da Artesp, são: Grande São Paulo (R$ 4,3 bilhões), região Central (R$ 3,19 bilhões), São José dos Campos (R$ 3,14 bilhões), Campinas (R$ 2,99 bilhões) e São José do Rio Preto (R$ 2,94 bilhões).

Parceria público-privada

Durante o lançamento do programa, o governador Tarcísio de Freitas ressaltou o desafio de consolidar uma mudança efetiva no modelo de regulação. “Não adianta pensar em transferir ativos para a iniciativa privada sem antes fortalecer a regulação. Mais uma vez, a Assembleia Legislativa foi protagonista: o arcabouço regulatório que temos em São Paulo é único no país. Não se pode ampliar a participação privada sem garantir uma regulação sólida e eficiente”, afirmou.

Tarcísio de Freitas destacou ainda o papel essencial do capital privado nos investimentos em infraestrutura. “Estamos falando de R$ 30 bilhões apenas neste programa. E, no total, os investimentos em rodovias concedidas devem se aproximar de R$ 100 bilhões em breve. É um volume expressivo. Não é possível atender à demanda por infraestrutura apenas com recursos do Tesouro, que são limitados e sujeitos a oscilações econômicas. O Estado de São Paulo não é uma ilha, depende também do desempenho do Brasil como um todo”, informou.

O governador lembrou ainda os avanços obtidos por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). “Já temos cerca de R$ 354 bilhões contratados por meio do PPI, com leilões realizados em áreas como saneamento básico, mobilidade urbana, transporte sobre trilhos, entre outros. Estamos fazendo a nossa parte para impulsionar o crescimento do país, buscando e atraindo investimentos que geram desenvolvimento e melhoram a vida da população”, concluiu.

Lançamento do programa SP Pra Toda Obra:

Fonte

Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo/Lançamento do Programa SP Pra Toda Obra.

Contato: agenciadenoticias@sp.gov.br

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo