Rodovia SC-305 avança com pavimento em whitetopping e consolida-se como eixo estratégico para o Oeste catarinense
Expectativa é de conclusão do pavimento rígido até dezembro deste ano e finalização da obra até fevereiro de 2026
A obra de restauração da SC-305 entra em uma nova fase com a aplicação do pavimento em whitetopping, técnica que utiliza concreto diretamente sobre o antigo asfalto, oferecendo maior durabilidade e desempenho. A obra, que interliga os municípios de Campo Erê e São Lourenço do Oeste, no Extremo-Oeste catarinense, é estratégica para o escoamento da produção agrícola e industrial, além de facilitar o acesso a serviços essenciais.
Com extensão de cerca de 28 km, a SC-305 é vital para a economia regional. “A rodovia é um importante modal de transporte para o escoamento das safras de milho, soja e trigo, para a pecuária de suínos e frangos e também para a indústria de alimentos e implementos agrícolas”, destaca Dejalma Frasson Junior, gerente regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Segundo ele, o trecho ficou por anos sem manutenção adequada, o que impactou negativamente a economia local e contribuiu para a ocorrência de acidentes. A opção pelo pavimento de concreto se deu após reuniões e treinamentos realizados pela ABCP com equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina. “Apresentamos as vantagens do pavimento rígido em termos de desempenho, economia, durabilidade e sustentabilidade”, conta Frasson Junior. Entre os principais ganhos estão maior segurança, já que o concreto evita trilhas de roda e buracos, além de maior visibilidade noturna por conta da coloração clara do material.
Expectativa de aumento de 10% do tráfego após conclusão
A tecnologia utilizada é o whitetopping convencional, com espessura de 23 centímetros. “Essa técnica permite sobrepor o concreto ao asfalto, exigindo apenas preparação prévia em trechos mais deteriorados”, explica Everaldo Di Berti, coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) do Extremo-Oeste. Segundo ele, a escolha pelo concreto se justifica pela durabilidade, menor necessidade de manutenção, resistência a cargas pesadas e economia a longo prazo.

Crédito: Divulgação/SIE
O volume de tráfego reforça a importância da intervenção. Estimativas da SIE indicam média de 6.000 veículos por dia, com expectativa de aumento de 10% após a entrega da obra, especialmente entre veículos utilitários e de carga. A expectativa é de conclusão do pavimento rígido até dezembro deste ano e finalização da obra como um todo até fevereiro de 2026.
“A SC-305 liga o Estado ao Paraná e conecta importantes rodovias como a SC-157 e a SC-469, sendo também utilizada por moradores que buscam atendimento hospitalar em outras cidades”, ressalta Di Berti. Além da nova camada de concreto, o projeto inclui ampliação da plataforma de rodagem, implantação de acostamentos, faixas adicionais em segmentos estratégicos (totalizando 11 km) e melhorias no sistema de drenagem. Também estão sendo construídas três interseções, com destaque para um “trevo alemão” (um tipo de interseção viária em desnível, projetado para permitir a conversão entre duas rodovias sem a necessidade de semáforos ou paradas, com foco em fluidez e segurança no tráfego), com o objetivo de garantir segurança nas conversões. Em perímetros urbanos como o distrito Presidente Juscelino e a comunidade de Três Voltas, o projeto prevê passeios, baias de parada e áreas de fiscalização da CIDASC.
O impacto da obra vai além da infraestrutura viária. “A rodovia com novo pavimento reduzirá distâncias funcionais, tornará os deslocamentos mais rápidos e seguros, e contribuirá para a atração de investimentos em toda a região”, afirma Frasson Junior.
Leia mais: https://www.cimentoitambe.com.br/restauracao-da-sc-305-comeca-a-receber-whitetopping-ainda-este-ano-e-deve-impulsionar-industrias-agricultura-e-pecuaria/
Di Berti complementa que essa revitalização é um divisor de águas para o desenvolvimento regional. “O pavimento de concreto, somado às melhorias de engenharia, trará benefícios imediatos para a mobilidade e vantagens duradouras para a economia”, ressalta. A SC-305 remodelada com whitetopping se apresenta como um novo paradigma em infraestrutura rodoviária na região Sul do Brasil.
Entrevistados
Dejalma Frasson Junior é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduado em Edificações, Gestão Empresarial, Tecnologia do Concreto e Engenharia Rodoviária. Foi pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Atualmente, é gerente da regional Sul da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).
Everaldo Di Berti é coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) do Extremo-Oeste.
Contatos
dejalma.frasson@abcp.org.br
crext@sie.sc.gov.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
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