Rodovia da Uva terá novo trecho duplicado em concreto

Via atual receberá whitetopping e nova pista será feita com pavimento rígido

Em outubro, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), divulgou o edital para a obra de duplicação em pavimento de concreto da PR-417, no trecho entre Curitiba e Colombo, abrangendo 4,52 quilômetros.

A via atual passará por restauração e receberá uma nova camada de pavimento rígido em concreto, método conhecido como whitetopping. A nova pista prevista no projeto também será construída em concreto.

O objetivo é completar a duplicação da Rodovia da Uva, principal ligação de Colombo com Curitiba e municípios da Região Metropolitana, trazendo mais segurança e desenvolvimento para os moradores e o setor produtivo, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“O primeiro trecho entregamos há alguns anos, com seis faixas de tráfego e um novo viaduto dentro de Colombo, e agora estamos prontos para esta nova etapa, trazendo mais um grande investimento para a Grande Curitiba”, lembra Alex.

De acordo com Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do DER/PR, neste primeiro trecho realizado, já foram observados resultados relevantes, como a otimização do fluxo viário, a redução do tempo de deslocamento e a diminuição dos acidentes. 

Ainda segundo Janice, os principais indicadores que motivaram a duplicação deste novo trecho com pavimento de concreto foram a contagem de tráfego, a velocidade média no trecho e o número de acidentes.

Trecho a ser duplicado está entre Curitiba e Colombo, abrangendo 4,52 quilômetros.
Crédito: DER-PR

Trecho a ser duplicado na Rodovia da Uva

De acordo com o DER/PR, o segmento tem início no cruzamento com a Rua Theodoro Makiolka, em Curitiba, onde será construída uma passagem inferior no lugar do entroncamento atual. Ao longo do traçado, estão previstos mais três viadutos: uma passagem superior próxima à Rua Lauro Dromlewicz, uma passagem inferior que substituirá a rotatória com a Rua Odonis Bighi e outra estrutura nas proximidades da Rua Francisco Manika.

O projeto inclui também a implantação de uma passarela para pedestres nas proximidades da Rua Mathias Valesco, a ampliação da ponte sobre o Rio Atuba e a construção de uma nova rotatória ao final do trecho, no ponto de ligação com o Contorno Norte de Curitiba (PR-418).

A obra ainda contempla a implantação de nova sinalização horizontal e vertical, além de dispositivos de segurança viária, como barreiras de concreto tipo New Jersey e defensas metálicas. A iluminação da rodovia ao longo de todo o trecho também está prevista, incluindo vias marginais, rotatórias e retornos.

Estão incluídas ainda a adequação e ampliação do sistema de drenagem, intervenções no leito do Rio Atuba, o plantio de vegetação nas áreas laterais da pista e nos cruzamentos, a construção de passeios para pedestres, soluções de acessibilidade, pontos de parada de ônibus, entre outros serviços complementares.

Desafios

Quando se trata de obras no perímetro urbano, uma das grandes questões é lidar com o fluxo de veículos. “Principalmente com o volume de faixas de rolamento e vias marginais que estamos prevendo”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. Para evitar problemas, o projeto prevê aproveitar ao máximo a faixa de domínio da rodovia e contará com soluções para sistemas de contenção, em cerca de 33 locais diferentes no trecho.

“Na elaboração do projeto básico para a duplicação da Rodovia da Uva, considerando a falta de espaço para comportar os taludes resultantes dos cortes e aterros a serem realizados durante a construção da obra, foram projetadas contenções visando o suporte a esses desníveis sem a necessidade de grandes taludes, e por conseguinte, redução das desapropriações. As contenções desempenham um papel essencial na viabilidade das rodovias, permitindo que a estrada seja construída em terrenos irregulares, conectando diferentes níveis do relevo em espaços apertados. Essa escolha decorre de um cuidadoso estudo para garantir a segurança, a durabilidade e a preservação ambiental. Com as soluções adequadas, é possível minimizar os riscos e manter a integridade da rodovia e dos terrenos lindeiros”, afirma Janice.

De acordo com a diretora técnica do DER/PR, os principais fatores que contribuem para a complexidade técnica da obra são:

•    Interferência com infraestruturas de serviços públicos: A presença de redes de serviços públicos como água, esgoto, gás, energia elétrica, telefonia e dados, exige um mapeamento detalhado e a coordenação de projetos para evitar conflitos e danos durante a obra;

•    Gestão do tráfego local: Por tratar-se de local com alta densidade populacional e tráfego intenso, será necessário gerenciar continuamente o fluxo de veículos e pedestres com uma sinalização clara principalmente nos desvios, garantindo a segurança e minimizando interrupções;

•    Condições geográficas e ambientais: As características geográficas da região, incluindo solo suscetível à erosão e relevo bastante ondulado, são fatores que afetam o planejamento e a execução das interseções em desnível;

•    Logística de materiais e equipamentos: O espaço limitado em áreas urbanas dificulta a estocagem de materiais e a movimentação de equipamentos de grande porte, exigindo um planejamento logístico eficiente;

•    Integração com elementos urbanos: A obra deve considerar a integração com a infraestrutura urbana existente bem como seus projetos de expansão.

Obras rodoviárias em ambientes urbanos precisam promover a integração com a infraestrutura existente, envolvendo múltiplas disciplinas e a necessidade de minimizar os impactos para a população afetada, conciliando as demandas dos usuários da rodovia com as restrições físicas e operacionais do ambiente urbano”, informa Janice.

Um dos desafios de realizar obras no perímetro urbano é lidar com fluxo de veículos.
Crédito: DER-PR

Contratação sem-integrada

De acordo com o DER, o edital adotará a modalidade de Contratação Semi-integrada, na qual a empresa vencedora será responsável tanto pela elaboração do projeto executivo de engenharia quanto pela execução das obras.

“A contratação semi-integrada é utilizada quando a administração tem os projetos básicos. Ela permite pequenos ajustes para melhor adequação técnica às características locais, nas especificidades não identificadas na fase de projeto básico”, afirma Janice.

Prazo e orçamento das obras

O edital prevê que as obras durem 630 dias (21 meses). Destes, 90 dias serão utilizados ao desenvolvimento do projeto e 540 dias à realização da duplicação.

O orçamento da obra não foi divulgado. De acordo com o DER, o intuito é incentivar as empresas interessadas a analisarem detalhadamente o edital e seus anexos na formulação de suas propostas.

Fonte

Janice Kazmierczak Soares é diretora técnica do DER/PR.

Contato

Assessoria de imprensa – comunicacao@der.pr.gov.br

Jornalista responsável: 
Marina Pastore – DRT 48378/SP 
Vogg Experience 



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo