Robô-escavadeira constrói muro sozinho e promete ser o futuro da construção
Equipamento criado em laboratório suíço ergueu um muro de 6 metros de altura e 65 de comprimento
Pesquisadores da ETH Zurich (Laboratório de Sistemas Robóticos da Suíça), desenvolveram um robô-escavadeira capaz de realizar tarefas pesadas do setor da construção e, mais para frente, poderá construir prédios inteiros sozinho.
No primeiro experimento, divulgado em novembro do ano passado, o equipamento autônomo conseguiu construir uma parede com 6 metros de altura e 65 metros de comprimento, com a utilização de pedras que pesavam várias toneladas e também de concreto reciclado – isso tudo sem qualquer interferência humana.
Chamado de HEAP (Hydraulic Excavator for an Autonomous Purpose), o robô é capaz de desenhar de forma autônoma um mapa em 3D do canteiro de obras e identificar o material recebido através de sensores, chamados LiDAR (Light Detection and Ranging). Assim, o equipamento também consegue escanear e identificar o peso de cada material e seu centro de gravidade, para então, a partir de um algoritmo, determinar qual a posição ideal para cada uma delas – é possível colocar de 20 a 30 pedras de uma só vez, encaixando-as com precisão de centímetros.
O muro experimental foi construído em um parque industrial localizado próximo ao Aeroporto de Zurique, local administrado pela construtora Eberhard. A empresa está utilizando o local para testar diversas tecnologias da ETH Zurich e demonstrar outras possibilidades que possam agilizar o setor da construção e evitar desperdícios de tempo, além dos materiais utilizados.
O sistema de base da escavadeira foi projetado para ser facilmente manobrado e composto por estabilizadores. Permite também rotação e guinadas totais, tanto na base do equipamento quanto para a extremidade do braço. Os 23 eixos presentes são controláveis individualmente e permitem a manipulação de objetos com peso de até 3.000 kg, com alcance vertical de até 9 metros.
A máquina futurista foi criada a partir da modificação da escavadeira Menzi Muck Series M545, com o intuito de testar o potencial de máquinas autônomas em atividades da construção civil. Por seu grau de precisão, o robô também permite que nas construções de paredes, por exemplo, sejam usados pedras e entulhos de origem local, em vez de materiais novos, como tijolos.
Além da ETH Zurich, outras empresas pelo mundo também estão investindo em robôs-escavadeira, como é o caso da empresa Built Robotics, com sede na Califórnia, nos Estados Unidos. Criada exatamente para o desenvolvimento destes equipamentos para a construção civil, a companhia já anunciou, por exemplo, uma opção de robô autônomo para a criação de parques solares em grande escala.
Vídeo do processo do robô-escavador:
Fonte
ETH Zurich
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
31/10/2024
Upcycling na construção civil: preservação da memória histórica e sustentabilidade
A construção civil tem adotado novas práticas para acompanhar tendências de sustentabilidade e consumo consciente. Entre os conceitos que ganharam força nos últimos anos,…
31/10/2024
Concreto de alto desempenho ajuda a aumentar a durabilidade de pontes
Entre os dias 22 e 25 de outubro, ocorreu o 65º Congresso Brasileiro do Concreto em Maceió (AL). O evento deste ano teve como tema “Inovações Tecnológicas nas Construções de…
31/10/2024
CBIC revisa pela segunda vez consecutiva crescimento da construção civil para 3,5% em 2024
Pela segunda vez consecutiva, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou a projeção de crescimento do setor da construção civil, elevando a expectativa de 3%…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.