Retrofit em pavimento de concreto
Saiba como fazer a manutenção preventiva em uma placa de concreto trincada para evitar a progressão desta patologia e prolongar a vida útil do pavimento
Saiba como fazer a manutenção preventiva em uma placa de concreto trincada para evitar a progressão desta patologia e prolongar a vida útil do pavimento
Créditos: Engº. Carlos Gustavo Marcondes – Assessor Técnico Comercial Itambé
As trincas e/ou fissuras em pavimentos de concreto no estado endurecido podem se relacionar a diversas causas, recalques da fundação, sobrecargas, falhas dos materiais, fadiga etc. e, dependendo de sua gravidade podem gerar a perda de transferência de carga comprometendo a vida útil do pavimento.
A transferência de carga é a habilidade de uma placa em transferir parte de sua carga para a placa vizinha por meio de barras de aço. A falta ou insuficiência desta transferência origina degraus entre as placas, e conseqüentemente a deteriorização das mesmas, afetando a operação de tráfego.
Segundo a Lei de Sitter, colaborador do CEB Comitê Euro-International du Béton, os custos relativos às intervenções de manutenção preventiva são substancialmente menores que em casos de manutenção corretiva, os quais crescem em relação aos custos diretos em progressão geométrica, chegando a ser cinco vezes maior.
Mas, como fazer a manutenção preventiva em uma placa de concreto trincada, de forma a evitar a progressão desta patologia e prolongar a vida útil do pavimento?
Uma das maneiras para tratar as trincas em placas de concreto, quando estas estão posicionadas no sentido transversal ao tráfego, é utilizar a técnica de inserção de barras de transferência ou Retrofit, que basicamente é a medida utilizada para restaurar a transferência de carga em um pavimento de concreto.
A inserção de barras de transferência é uma operação na qual são serrados sulcos ou ranhuras nas placas de concreto no sentido perpendicular ao das fissuras transversais e em seguida são inseridas barras, na direção das trilhas de roda interna e externa do tráfego, com a finalidade de restabelecer a transferência de carga.
A primeira etapa é demarcar as ranhuras a serem cortadas com o auxílio de gabarito, após isto se executa a serragem das ranhuras com máquina cortadora de pisos. A profundidade deste corte dependerá da espessura do pavimento, já que as barras de transferência devem ser posicionadas na linha neutra da placa (metade da espessura).
O passo seguinte é providenciar o rompimento do concreto com o auxílio de marteletes pneumáticos, e então fazer a limpeza das ranhuras e aplicação de material que fará a ponte de aderência entre o concreto antigo e o novo.
Após esta preparação, são posicionadas as barras de transferência, e concretadas as ranhuras com graute comercial de alta resistência. Segue-se fazendo a texturização e cura das ranhuras. Por último, são providenciadas a serragem, limpeza e a selagem da fissura para evitar a entrada de agentes agressivos.
A seqüência executiva não é complicada, mas alguns cuidados são necessários. Ao posicionar as barras de transferência certifique-se que as mesmas não ficaram tortas para não comprometer a eficiência da transferência de carga e as barras devem ser engraxadas em uma das extremidades.
As barras de aço devem ser lisas, podendo ser do tipo CA 25. Suas dimensões variam conforme projeto. (Diâmetro de 25 mm a 32 mm e com 50 cm de comprimento).
Deve ser empregado um graute com alta resistência inicial e final e baixa retração, para viabilizar liberação do tráfego no menor prazo possível.
A selagem das fissuras deve ser feita com materiais à base de polímeros que possuam boa capacidade de movimentação, aderência, e durabilidade à ação das intempéries e agentes agressivos (ácidos, óleos, etc.).
A técnica do Retrofit tem sido utilizada pela Itambé no pavimento de concreto que interliga sua fábrica, em Balsa Nova, à mina de calcário, em Campo Largo, com bons resultados. A tratativa promove o aumento da sobrevida no pavimento e evita que a patologia evolua para um reparo profundo, que é mais oneroso e implica na constituição total da placa de concreto.
Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
05/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
05/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
Praça Lindenberg venceu Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Crédito: Divulgação O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.