Remodelagem do litoral do Paraná prioriza 10 projetos
Boa parte ainda está em fase de estudos e deve começar a ter viabilidade a partir do segundo semestre de 2020
Dez projetos são prioritários para remodelar o litoral paranaense. Entre as obras que devem entrar em processo de licitação, a partir do segundo semestre de 2020, estão as seguintes: engorda da orla de Matinhos; Faixa de Infraestrutura em Pontal do Paraná; ponte entre Guaratuba e balneário de Caiobá; ligação Guaraqueçaba-Antonina; trapiches em áreas pesqueiras e turísticas; obras de saneamento na Ilha do Mel, duplicação da PR-407 no entroncamento com a PR-412, em uma extensão de 830 metros; alça de retorno na BR-277 com a PR-508, no acesso da Alexandra-Matinhos; iluminação de cinco quilômetros na BR-277 na entrada de Paranaguá; e Nova Ferrovia (Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul), com extensão de 1.370 quilômetros.
Os recursos previstos são da ordem de 1,6 bilhão de reais, excetuando o valor a ser empregado na ferrovia entre Paraná e Mato Grosso do Sul, que deverá ter participação do governo federal e de empresas privadas. Entre os demais projetos, o que tem orçamento mais alto é o da engorda da orla de Matinhos, estimado em 660 milhões de reais. Em seguida vem a ponte entre Guaratuba e balneário de Caiobá, cujo projeto inicial prevê uma estrutura de 800 metros, além de um novo acesso à PR-412 com 2 quilômetros de extensão. A obra é estimada em cerca de 250 milhões de reais, mas será viabilizada através de um modelo de concessão. Antes de serem sacramentados, todos os projetos estão em fase de análise pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Confira detalhes de cada um dos projetos:
Engorda da orla de Matinhos
As obras previstas são as seguintes: engorda da faixa de areia, área de contenção de ressacas, proteção da erosão marinha, construção e revitalização de canais para evitar enchentes e saneamento básico, além de paisagismo, novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias e preservação das áreas de restinga. Pelo projeto, estruturas semirrígidas serão colocadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos, no espigão ao Norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne e Riviera. Com isso, espera-se dobrar a faixa de areia no município para mais de 80 metros.
Ponte Guaratuba-Caiobá
Já existe o estudo de viabilidade e o que está em andamento é projeto básico para o lançamento do edital. A obra adotará um modelo de Regime Diferenciado de Contratação, quando a empresa vencedora desenvolve o projeto executivo e a obra em si.
Faixa de Infraestrutura
Também chamada de bioestrada da Mata Atlântica, a ligação terá 23 quilômetros para conectar a PR-407 a Pontal do Paraná. Após oito meses de debates, o traçado da nova rodovia foi definido. Questões ambientais tornam o empreendimento mais complexo.
Ligação Guaraqueçaba-Antonina
O desafio é definir o tipo de pavimentação adequado para o trecho de 80 quilômetros da estrada histórica. O asfalto está descartado. As opções são pavimento de concreto e blocos de pedra.
Trapiches
O custo da obra será bancado pela estatal estadual Portos do Paraná. Além da Ilha do Mel, receberão novas estruturas as comunidades de Amparo, Europinha, Eufrasina, Ilha do Teixeira, Piaçaguera, Rocio, Vila Maciel, Ilha dos Valadares (um no mar de fora e outro próximo à passarela) e as cidades de Pontal do Paraná (Vila dos Pescadores) e Antonina (na Ponta da Pita e no Portinho).
Ilha do Mel
O investimento é de 8 milhões de reais para melhorar o saneamento básico e a distribuição de água, além de coleta de lixo, dragagem de canais e infraestrutura para o turismo.
Obras rodoviárias
Estão previstas no acordo de leniência com a concessionária Ecorodovias. Incluem a duplicação da PR-407 no entroncamento com a PR-412, em uma extensão de 830 metros; uma rótula no perímetro urbano de Pontal do Paraná; uma passarela no km 1 da Avenida Ayrton Senna, em Paranaguá; uma alça de retorno na BR-277 com a PR-508, no acesso da Alexandra-Matinhos, além de iluminação de 5 quilômetros na BR-277 na entrada de Paranaguá.
Nova Ferrovia
Estão em discussão os modelos de concessão e parcerias público-privadas. Ao custo de 6 milhões de reais foi contratado o EVTEA-J (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica). Os recursos vêm do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Entrevistado
Reportagem com base em informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná
Contato
www.aen.pr.gov.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
31/10/2024
Upcycling na construção civil: preservação da memória histórica e sustentabilidade
A construção civil tem adotado novas práticas para acompanhar tendências de sustentabilidade e consumo consciente. Entre os conceitos que ganharam força nos últimos anos,…
31/10/2024
Concreto de alto desempenho ajuda a aumentar a durabilidade de pontes
Entre os dias 22 e 25 de outubro, ocorreu o 65º Congresso Brasileiro do Concreto em Maceió (AL). O evento deste ano teve como tema “Inovações Tecnológicas nas Construções de…
31/10/2024
CBIC revisa pela segunda vez consecutiva crescimento da construção civil para 3,5% em 2024
Pela segunda vez consecutiva, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou a projeção de crescimento do setor da construção civil, elevando a expectativa de 3%…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.