Reciclagem do concreto gera economia e evita passivos ambientais
Prática pode gerar uma economia por volta de 30% do consumo de agregados
Após a implosão da antiga sede da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), em Porto Alegre, o concreto (que virou entulho) passou por uma reciclagem e reinserção na indústria. Iniciativas como esta estão cada vez mais comuns na construção civil e são extremamente benéficas para o meio ambiente.
A SBR, empresa responsável pela gestão destes resíduos, por exemplo, chega a reciclar de 20 a 30 mil toneladas por mês em cada uma de suas unidades. “Este é um material que deixa de ir para os aterros sanitários e passa a fazer parte de uma cadeia sustentável”, argumenta Pedro Henrique Serapião, gerente geral de operações, projetos e comercial da SBR.
O processo de reciclagem
Quando o entulho chega à usina, os materiais estão todos misturados – é possível encontrar terra, concreto, tijolo, plástico, papel, papelão, madeira e pedaços de metal. Lá, esse material é todo separado em um equipamento de triagem mecanizada, onde é retirado tudo o que não pode ser triturado.
De acordo com Serapião, o concreto é um dos materiais mais nobres que existe entre os resíduos da construção civil, uma vez que possui características técnicas de alta resistência, o que é muito bom para um agregado. No final, ele vai virar pedra ou pedriscos.
“São outros materiais que retornam para a construção civil de forma sustentável. A aplicação vai servir como base, pavimentação asfáltica e concreto magro”, aponta Serapião.
No entanto, de acordo com a NBR 15116:2021, não é qualquer agregado reciclado que serve para produzir concreto estrutural. Segundo a norma, apenas o de classe A é recomendado – ele deve ser composto na sua fração graúda de, no mínimo, 90% em massa de fragmentos à base de Cimento Portland e rochas.
Benefícios da reciclagem do concreto
Em primeiro lugar, vale lembrar que hoje a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305) prevê que antes de enviar um material para o aterro sanitário, é preciso desdobrar possibilidades de não-geração de resíduos, reutilização e reciclagem antes da destinação final.
“Ao enviar este material para um aterro clandestino ou legalizado, ele é gerador de vetores de doenças, como dengue, leptospirose e Chikungunya. Ainda, ele afeta nascentes e gera contaminação de rios. Há série de passivos ambientais decorrentes deste ato. No entanto, ao fazer a destinação correta, você evita que este material nobre seja enterrado e possa ser reutilizado de forma sustentável na construção civil”, explica Serapião.
Ainda outro ponto a favor da reciclagem do concreto é que ele traz uma economia em relação a materiais virgens. “Você deixou de retirar um material que não precisaria ser extraído da natureza naquele momento. Isso pode gerar uma economia por volta de 30% do consumo de agregados”, destaca Serapião.
Entrevistado
Pedro Henrique Serapião, gerente geral de operações, projetos e comercial da SBR
Contatos
vendas@sbrreciclagem.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
31/10/2024
Upcycling na construção civil: preservação da memória histórica e sustentabilidade
A construção civil tem adotado novas práticas para acompanhar tendências de sustentabilidade e consumo consciente. Entre os conceitos que ganharam força nos últimos anos,…
31/10/2024
Concreto de alto desempenho ajuda a aumentar a durabilidade de pontes
Entre os dias 22 e 25 de outubro, ocorreu o 65º Congresso Brasileiro do Concreto em Maceió (AL). O evento deste ano teve como tema “Inovações Tecnológicas nas Construções de…
31/10/2024
CBIC revisa pela segunda vez consecutiva crescimento da construção civil para 3,5% em 2024
Pela segunda vez consecutiva, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou a projeção de crescimento do setor da construção civil, elevando a expectativa de 3%…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.