Reajuste de até 15% nos aluguéis leva curitibanos a buscar a compra da casa própria como solução
Alta nos aluguéis pressiona mercado imobiliário e impulsiona vendas de imóveis novos e diferenciados em Curitiba

Crédito: Divulgação
O mercado imobiliário de Curitiba vive um momento de intensa valorização, com aluguéis residenciais registrando aumentos expressivos. O preço médio do aluguel residencial no Brasil registrou uma alta de 13,5% em 2024, de acordo com o Índice FipeZap.
Entre as 22 capitais pesquisadas, Curitiba registrou um aumento de 7,73% no preço médio de aluguel, enquanto em alguns bairros esse reajuste pode chegar a 15%. O fenômeno atinge principalmente bairros nobres e bem estruturados da capital paranaense. Dados do setor imobiliário indicam que as regiões do Batel, Água Verde e Campo Comprido registraram as maiores elevações.
Assim, a compra do imóvel próprio vem se tornando uma alternativa cada vez mais atrativa para quem busca estabilidade financeira e evita reajustes frequentes. Como reflexo dessa tendência, o setor da construção civil também tem sido impactado positivamente, com aumento na demanda por unidades novas.
Demanda em alta para apartamentos de dois quartos
Recente pesquisa do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Secovi-PR, aponta que a demanda por apartamentos de dois dormitórios na cidade cresceu 7,6% em relação a 2024. Esse movimento está diretamente ligado à alta dos valores de aluguel, que tem tornado inviável a permanência em determinadas regiões para muitas famílias e investidores.
De acordo com Pedro Forte Rauli, diretor de Novos Negócios da Rottas Construtora, a baixa disponibilidade de imóveis modernos no mercado de locação tem pressionado os preços para cima. “A valorização dos imóveis novos acaba aumentando o valor pago pelos locatários. Por outro lado, quem opta por pagar um financiamento em vez de um aluguel pode transformar esse custo em patrimônio”, explica.
Por conta desse cenário, bairros emergentes e de fácil acesso ao centro têm se mostrado opções atrativas para quem busca um imóvel próprio com melhor custo-benefício. “A procura por apartamentos novos tem sido maior em regiões que oferecem infraestrutura completa e acesso rápido a diferentes partes da cidade”, destaca Rauli.

Crédito: Divulgação
Aceleração da venda de imóveis novos e diferenciados
Diante desse contexto, a venda de imóveis novos tem apresentado um crescimento acelerado. O segmento de apartamentos compactos e bem localizados é o mais procurado, especialmente por jovens profissionais e investidores. “A velocidade de venda de imóveis diferenciados tem sido muito boa. O mercado busca qualidade e boas oportunidades de investimento, e isso tem refletido no ritmo das transações”, afirma Rauli.
Para atender à alta demanda, empreendimentos como o Door, estão em expansão. Localizado no bairro Portão e previsto para ser entregue no segundo semestre de 2025, o projeto inclui rooftop com piscina e áreas comuns inovadoras, sendo uma opção de investimento estratégico em um dos pontos mais valorizados da cidade.
Valorizando o futuro
A tendência de valorização imobiliária também é comprovada por um levantamento da Ademi-PR/Brain, que aponta um crescimento de 8,2% nos preços dos imóveis novos em Curitiba nos últimos 12 meses, quase o dobro da inflação do período. Esse cenário faz com que a compra do imóvel próprio não seja apenas uma alternativa à alta dos aluguéis, mas também um investimento estratégico para o futuro.
Com um mercado imobiliário aquecido e a perspectiva de novas valorizações, Curitiba segue como uma das cidades mais atrativas para quem busca segurança financeira e qualidade de vida através da aquisição de um imóvel próprio.
Entrevistado
Pedro Forte Rauli é graduado em Engenharia Civil graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), MBA em Gestão de Negócios Imobiliários pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor de Novos Negócios da Rottas Construtora.
Contato
marketing@rottasconstrutora.com.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
13/03/2025
Shoppings evoluem para centros de entretenimento e convivência
Shoppings têm ganhado espaços mais atraentes, com paisagismo, climatização adequada e aproveitamento da luz natural. Crédito: Envato O setor de shopping centers segue em…
13/03/2025
Ponte da Lagoa da Conceição: um marco na infraestrutura de Florianópolis vai favorecer transporte náutico e turismo
Estrutura de concreto deve ser finalizada até o aniversário da cidade, dia 23 de março de 2025. Crédito: Divulgação/Prefeitura Municipal de Florianópolis A construção da nova…
13/03/2025
Justiça de SP suspende e retoma mapa do zoneamento da capital
O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar suspendendo a aplicação do mapa de zoneamento da capital, legislação sancionada em 2024. A decisão do desembargador…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
