Quer empreender na engenharia? Veja dicas para atrair clientes
Não existe fórmula perfeita, mas alguns procedimentos relativamente simples apontam para bons resultados
Vencida a etapa para abrir uma empresa de engenharia, seja ela para atuar em projetos, construções, reformas, laudos ou perícias, eis que chega a fase mais desafiadora: captar clientes. Não existe fórmula perfeita para se atingir essa meta, mas há caminhos trilhados por empreendedores que colheram bons resultados, e que servem de exemplo. O engenheiro civil e YouTuber Alex Wetler pesquisou as melhores soluções e as resumiu em 10 estratégias para captação de clientes na engenharia. Muitas são simples, de fácil execução, e que podem ajudar principalmente engenheiros civis e arquitetos empreendedores que estão iniciando a carreira profissional ou aqueles que buscam ampliar a carteira de clientes.
Confira as 10 estratégias
Mídias sociais
Quem não está na internet declina de impulsionar seu negócio. Por quê? Os clientes estão nas mídias sociais e para atingi-los é importante oferecer conteúdo que desperte o interesse. Eles associam conteúdo de qualidade com conhecimento e autoridade. O raciocínio é o seguinte: se essa empresa ou profissional gera conteúdo bom, é porque ela conhece de sua especialidade e vale a pena contratá-la.
Panfletos
Estratégia simples, mas que ainda traz resultado. Por quê? Segundo os mais recentes dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC), 1 em cada 4 brasileiros ainda não tem acesso à internet. Esse é um público que pode ser alcançado por panfletos. Mas é importante levar em conta a lei 20/80 (Lei de Pareto) na elaboração da mensagem. Tem que ser direto, com um bom gancho sobre o serviço prestado, capaz de atingir pelo menos 20% dos que receberem o panfleto.
Google ADS
O Google é a principal plataforma de busca do mundo. Com o Google ADS, a ferramenta se torna parceira para divulgar seu trabalho e sua empresa, através de anúncios segmentados. Ela permite atingir o público que está em busca do serviço a ser prestado.
Visitas a grandes obras
Empreendimentos de grande porte costumam terceirizar serviços dentro do canteiro de obras. Com uma empresa regularizada, é possível participar das cotações, no caso das obras privadas, ou licitações, se for uma obra pública.
Boca a boca
Serviços bem prestados levam o cliente a indicar seu trabalho para outro cliente, e assim sucessivamente.
Jornal de bairro
Essa mídia tradicional tem custos menores do que publicar anúncios em jornais de grande circulação, e é possível alcançar clientes com mais rapidez. Um exemplo: imagine um bairro que esteja passando por expansão imobiliária e recebendo benfeitorias público-privadas. Quem adquirir um imóvel na localidade pode precisar de serviços da construção civil. Com o anúncio no jornal que circula na região, as chances de ser visto são maiores.
Cartão de visitas
Um cartão de visita bem organizado e esteticamente atraente pode gerar melhor impressão no cliente do que qualquer endereço de site ou conta de mídia social. Além da primeira impressão positiva, o cartão de visitas tem outras 3 qualidades: o baixo custo, abre janelas de oportunidades para negócios e ajuda a construir a marca da empresa.
Lojas de materiais de construção
Manter contato com esses estabelecimentos é um bom caminho para atrair clientes. É possível conversar com o dono da loja para deixar panfletos e cartões de visita no balcão, acessível a quem estiver procurando um serviço de engenharia civil ou de arquitetura.
Obra com qualidade
Quem busca o serviço da construção civil espera por um resultado final que o satisfaça. Uma obra bem construída, por si só, serve de chamariz para atrair outros clientes.
Síndico
Se a obra em um condomínio for bem feita, o potencial de o síndico sugerir o nome da empresa para outros condomínios é grande.
Assista ao vídeo sobre as 10 estratégias para atrair clientes
Entrevistado
Engenheiro civil e YouTuber Alex Wetler, empreendedor da construção civil
Contato
contato@alexwetler.com.br
www.alexwetler.com.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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