Projetos para as estações da Linha 4-Amarela de Metrô de São Paulo aliam estética à qualidade funcional
Geometria de tendência circular permite a percepção de amplitude espacial para evitar a sensação de clausura e de confinamento comum em espaços subterrâneos.
Geometria de tendência circular permite a percepção de amplitude espacial para evitar a sensação de clausura e de confinamento comum em espaços subterrâneos
Créditos: Vanda Pereira Cúneo – Assistente de Marketing
A equipe de projetos do Metrô de São Paulo optou pela valorização da iluminação e ventilação naturais ao desenvolver o conceito arquitetônico das onze estações da futura Linha 4-Amarela, que liga a região da Luz ao bairro Vila Sônia, atualmente em construção.
![Estação Pinheiros da Linha 4](http://cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Estação-Pinheiros-da-Linha-4-565x277.jpg)
“O uso de condicionantes arquitetônicos aliado a materiais empregados no acabamento possibilitou a criação de amplos espaços, criando situações novas à percepção do usuário”, explica Ivan Piccoli, coordenador de projetos do Metrô. “A geometria, de tendência circular, permite ainda a percepção de amplitude espacial, o que evita a sensação de clausura e de confinamento, comum em espaços subterrâneos”, acrescenta.
Dois exemplos desse conceito arquitetônico adotado pelo Metrô na Linha 4 são as estações Butantã e Pinheiros. A primeira, apesar de retangular, terá suas áreas de acesso e circulação totalmente iluminadas pela luz natural vinda da cobertura transparente. A segunda, por sua vez, seguirá a tendência circular apontada por Piccoli e terá também fechamento em vidro, o que valoriza o uso de iluminação e ventilação naturais.
![Estação Butantã](http://cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Estação-Butantã-565x277.jpg)
Além do aproveitamento de elementos naturais, os arquitetos do Metrô ainda optaram pela utilização de novas tecnologias e sistemas construtivos para melhorar a circulação e seguranças dos usuários nos espaços internos das estações. Um exemplo é o mezanino metálico preso ao teto por tirantes e suspenso sobre as plataformas, que já foi empregado na estação Alto do Ipiranga, na Linha 2-Verde e também será utilizado na Linha 4-Amarela. Segundo Piccoli, essa solução, importada do Metrô de Bilbao, na Espanha, proporciona uma melhor distribuição dos passageiros nas estações, além de um resultado estético diferente.
A tecnologia também será usada no túnel que vai interligar a Linha 4-Amarela com a Linha 2-Verde, na região da avenida Paulista. No local, ao invés dos saguões convencionais, em que os usuários andam de um lado para o outro, os arquitetos projetaram a instalação uma esteira rolante com cerca de 100 metros de extensão.
As plataformas de embarque das novas estações ainda terão portas de 2,5 metros de altura feitas em vidro laminado, que se abrirão somente quando o trem parar na plataforma. Esse dispositivo já existe em estações dos metrôs de Londres, Paris e Hong Kong e visa oferecer mais segurança aos passageiros.
![Portas de vidro serão instaladas nas plataformas de embarque](http://cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Portas-de-vidro-serão-instal-565x277.jpg)
Por fim, outro aspecto arquitetônico adotado da Linha 4-Amarela é a utilização de materiais de cores vivas para destacar elementos construtivos das novas estações, criando novas possibilidades de percepção do espaço, ao invés da monotonia do concreto armado cinza. Essas cores poderão ser vistas nos revestimentos e pisos de todas as estações. Com o intuito de aliar durabilidade à beleza, as novas unidades terão revestimentos coloridos e em aço inox e piso de porcelanato.
Linha 4-Amarela
Com extensão de 12,8 quilômetros e 11 estações, a Linha 4-Amarela será implantada em duas etapas. Na primeira, em 2010, serão inauguradas seis estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, além da entrada em operação do pátio de manutenção Vila Sônia. Já na segunda fase, prevista para 2012, serão entregues as estações intermediárias Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo/Morumbi e Vila Sônia.
![Visão externa da futura estação Luz da Linha 4-Amarela](http://cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Visão-externa-da-futura-esta-565x277.jpg)
![Detalhe da parte interna da estação Luz](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Detalhe-da-parte-interna-da-565x277.jpg)
![Estação Pinheiros terá fechamento em vidro](http://cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Estação-Pinheiros-terá-fecha-565x277.jpg)
![Estação Pinheiros](http://cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Estação-Pinheiros1-565x277.jpg)
![Para quebrar o cinza do concreto armado das estações, arquitetos optaram por revestimentos coloridos](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Para-quebrar-o-cinza-do-conc1-565x277.jpg)
![Pátio da estação Vila Sônia](http://cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Pátio-da-estação-Vila-Sônia-565x277.jpg)
Fonte: Piniweb
Jornalista responsável – Altair Santos MTB 2330 – Vogg Branded Content
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
![](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2023/12/sacaria-cimento-itambe-uai-258x258.png)
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
25/07/2024
Millennium Tower de São Francisco pode apresentar problemas de recalque
A inclinação do arranha-céu em São Francisco continua preocupando engenheiros e técnicos.Crédito: Scott Hargis - Bruce Damonte, Handel Architects O luxuoso edifício Millennium…
24/07/2024
Construção civil segue alinhada com o compromisso na redução de impacto ambiental
O NS Mall será um dos maiores shoppings de rua de Belo Horizonte, e o único com conceito aberto integrado à natureza. Crédito: NS Participações e Investimentos (divulgação) Os…
24/07/2024
CBPAT reúne pesquisadores para discussão de cases de manifestações patológicas das edificações
Encontro reuniu 23 palestrantes, que debateram sobre patologia e normas.Crédito: Alconpat/Divulgação O Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT), realizado de…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
![](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Group-7-uai-258x168.png)