Principal norma de treinamento ainda encontra resistência das empresas
A NBR ISO 10015 completa dez anos e foi criada para qualificar a gestão com base no investimento em pessoas. Quem a adotou, hoje comemora com produtividade e eficiência.
A NBR ISO 10015 completa dez anos e foi criada para qualificar a gestão com base no investimento em pessoas. Quem a adotou, hoje comemora com produtividade e eficiência
Por: Altair Santos
Se a década que passou pertenceu à China, o país deve muito à ISO 10015:2001. A norma que define diretrizes para treinamento tornou-se fundamental para que a indústria chinesa se tornasse competitiva e agregasse qualidade aos seus produtos. Hoje, quase todas as grandes companhias da maior nação do mundo já adotam a ISO 10015, que foi lançada há dez anos, mas no Brasil ainda encontra resistência das empresas.
A norma nasceu como um desdobramento da família NBR ISO 9000, que enfatiza a importância da gerência de recursos humanos e a necessidade de treinamento adequado. Com a ISO 10015:2001, os instrumentos para gerir os processos de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) ficaram mais detalhados. “Ela permite a alavancagem do desempenho por via da supressão dos gaps (lacunas) de competências, ou seja, reduz ou anula a diferença entre o que o cargo contempla e exige, em termos de padrões de desempenho, e a efetiva performance de quem o ocupa”, explica o diretor-técnico da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), Benedito Milioni.
Como não tem obrigatoriedade de certificação e nem é exigido no Brasil como diferencial competitivo em contratos ou concorrências, a ISO 10015:2001 teve pouca adesão no país. Estima-se que mais de 50% das companhias nacionais ainda desconheçam a norma, apesar de seus 10 anos. “Ela foi pouco ou nada absorvida pelas nossas empresas”, lamenta Milioni, avaliando que quem aderiu à norma hoje faz grande diferença no mercado. “São corporações em sintonia com a modernidade na área de gestão de pessoas e que assumem um papel estratégico da maior importância dentro do país, no qual a educação é a única saída para seus problemas atuais e futuros”, completa.
Milioni ressalta ainda que empresas com colaboradores mal treinados arriscam-se a cair num círculo vicioso cruel, que é: baixa produtividade e rentabilidade, resultando em empregados mal remunerados, com baixo desempenho e que geram mais perdas e mais despesas. “Essas empresas precisam entender a diferença entre custo, despesa e investimento, bem como as perspectivas da relação custo/benefício, de valor agregado e de retorno dos investimentos na esfera da educação empresarial. Só assim entenderão que o melhor investimento a ser feito é no talento humano”, enfatiza o diretor-técnico da ABTD.
Ideal para a construção civil
Diante do atual momento da construção civil brasileira, que sente a carência de mão de obra qualificada, Benedito Milioni avalia que o setor deveria investir na 10015:2001 para obter ganhos de produção e reduzir acidentes de trabalho e a alta rotatividade nos canteiros de obras. “A NBR 10015:2001 é uma poderosa ferramenta para o restabelecimento da cientificidade nos processos industriais”, afirma, destacando que a norma não pode, no entanto, ser aplicada com amadorismo, empirismo ou apenas para se atingir a meta de homens/hora/treinamento ou para satisfazer as exigências da auditoria de qualidade. “Isso gera uma combinação perversa: dinheiro jogado fora, insatisfação dos que passam pelas ações de treinamento e perda de credibilidade dos gestores e técnicos da área de Treinamento e Desenvolvimento”, alerta.
Fundamentos básicos da ISO 10015:
Definir necessidades de treinamento
Projetar e planejar treinamento
Executar treinamento
Avaliar resultados do treinamento
Objetivos da ISO 10015:
Aumentar a produtividade, as vendas, o lucro e o retorno do investimento
Reduzir custos, desperdícios, acidentes e rotatividade do pessoal
Melhorar continuamente a gestão da qualidade
Entrevistado
Benedito Milioni, diretor-técnico da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento)
Currículo
– Tem 38 anos de carreira, em cargos executivos de Recursos Humanos e Vendas e Marketing
– É professor universitário nas cadeiras de Teoria Geral da Administração, Gestão Estratégica e Recursos Humanos. Atualmente, é professor especialista em cursos MBA.
– Palestrante e expositor em eventos nacionais e internacionais. Professor convidado de diversas entidades públicas e privadas de países íbero e latino-americanos.
– Articulista em jornais e revistas.
– Diretor Técnico da ABTD-Nacional (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento)
Coordenador científico e geral do CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) em 2001, 2002 e 2003
Contato: miriam@milioni.com.br (assessoria de imprensa)
Crédito Foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/11/2024
Corredor Metropolitano: obra que transformará a mobilidade na Grande Curitiba
O Governo do Paraná deu um importante passo rumo à modernização da infraestrutura viária ao publicar o edital de licitação para a construção do novo Corredor……
28/11/2024
Financiamento de imóveis pela Caixa: entenda o que mudou
Em outubro, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de mudanças com relação ao financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão. As regras passaram a valer a partir de 1° de…
28/11/2024
“Construção Brasil 2024” debate inovação e crescimento no setor
Em outubro, foi realizado o evento Construção Brasil 2024, dedicado à discussão de estratégias inovadoras, transformações tecnológicas e oportunidades de crescimento no setor.…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.