Prédio de luxo possui 1.500 vícios construtivos
De edifício residencial mais alto do mundo, o 432 Park Avenue tornou-se alvo de ação bilionária em Nova York
Entre 2015 e 2019, o 432 Park Avenue detinha dois recordes: o de prédio residencial mais alto do mundo, com 426 metros, e o de ter os apartamentos mais caros do planeta, com preços variando entre 10 milhões e 100 milhões de dólares por unidade. Após perder essas marcas, o edifício passou a enfrentar uma espiral de problemas.
Há quase 3 anos o empreendimento da construtora CIM e da incorporadora Macklowe enfrenta processos milionários movidos pelos proprietários das unidades, e cuja soma das indenizações pode superar 1 bilhão de dólares. Motivo: a obra tem 1.500 vícios construtivos, segundo laudo dos engenheiros civis da SBI Consultants – escritório contratado para embasar as ações que correm na corte de Nova York.
A coleção de problemas vai desde infiltrações até defeitos no acabamento, passando por deficiências acústicas nas lajes, vazamentos hidráulicos e de gás, curtos-circuitos, falhas de vedação nas janelas e no sistema de aquecimento, o que transforma os 179 apartamentos em verdadeiras “geladeiras” durante o inverno nova-iorquino.
Os vícios construtivos mais graves começaram a aparecer em 2019. Isso fez com que 2/3 dos moradores do prédio já abandonasse suas unidades. De acordo com o laudo dos engenheiros civis contratados pelos proprietários, o 432 Park Avenue só não apresenta problemas estruturais. Na construção do edifício foram consumidos 53.200 m³ de concreto.
Prédio fica na Rua dos Bilionários e taxa de condomínio chega a 25 mil dólares
Os apartamentos do edifício possuem de 2 a 8 quartos. Os mais luxuosos contam com academias de ginástica dentro da unidade, clubes privados, piscinas e quadras para práticas esportivas. Localizado em Manhattan, o 432 Park Avenue fica de frente para o Central Park, localizado em uma rua com nome sugestivo: a Billionaire Row ou Rua dos Bilionários.
Isso explica o alto valor imobiliário de suas unidades. Entre os proprietários do prédio estão celebridades do cinema e da música, jogadores das ligas de beisebol, basquete e futebol americano, além de empresários e nomes ligados à moda e às artes. A taxa média de condomínio é de 25 mil dólares por mês.
Estruturalmente, o edifício é uma construção de concreto armado moldado “in loco”. O prédio apoia-se em colunas de concreto branco arquitetonicamente expostas em torno de seu perímetro e possui um núcleo de paredes de concreto em torno dos poços do elevador e das escadas, e que funcionam como a coluna vertebral do 432 Park Avenue. As lajes de concreto armado possuem 25 centímetros de espessura, apoiadas nas colunas externas e no núcleo central do prédio. Além dos 53.200 m³ de concreto, o prédio consumiu 12.500 toneladas de barras de aço.
O projeto estrutural e arquitetônico é assinado pelo uruguaio Rafael Viñoly, que é parte solidária no processo movido pelos proprietários. A obra polêmica do arquiteto deixou de ser o prédio residencial mais alto do mundo em 2019, quando foi inaugurado o Central Park Tower, também em Nova York, e que alcança 472 metros de altura.
Entrevistado
Reportagem com base no relatório de inspeção divulgado pela SBI Consultants e no processo público que corre na corte de Nova York
Contatos
info@sbiconsultants.com
publicinformation@nycourts.gov
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/09/2024
Itambé moderniza sua linha para beneficiar clientes, mercado e o meio ambiente
Uma linha de produção moderna e ampliada, equipada com máquinas de última geração, para atender as variadas demandas dos clientes por cimentos de alta qualidade, além dos…
19/09/2024
Fundações rasas e profundas: escolha exige estudo geotécnico detalhado para garantir segurança e durabilidade da obra
Quando se trata do projeto para escolha do tipo da fundação para os empreendimentos, as opções são vastas, mas podem ser divididas principalmente em fundações rasas e profundas.…
19/09/2024
Como utilizar a tecnologia para a gestão de EPIs nos canteiros de obras?
Segundo dados do Ministério da Defesa do governo brasileiro, a principal forma de evitar acidentes de trabalho se dá através da utilização dos equipamentos de proteção individual…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.