Pré-fabricado foi destaque na Construction Expo 2013
ABCIC montou salão dentro da feira e ainda promoveu curso para desmistificar o uso da construção industrializada em canteiros de obras.
ABCIC montou salão dentro da feira e ainda promoveu curso para desmistificar o uso da construção industrializada em canteiros de obras
Por: Altair Santos
De 5 a 8 de junho de 2013, a Construction Expo transformou-se no QG da construção civil nacional e internacional. A feira, que ocorreu em São Paulo, reuniu expositores de 15 países e atraiu para o Construction Congresso – evento coligado à exposição – palestrantes de 135 organismos ligados à cadeia produtiva do setor. Entre os debates, os sistemas inovadores de construção centralizaram as atenções. Sobretudo, por que o Brasil tem 8.500 projetos de obras que dependem da tecnologia para se viabilizar. Destes, 46% estão vinculados ao setor de óleo e gás, 25% ao de transporte, 14% ao de energia, 10% ao de indústria, 2% ao de saneamento, 2% ao de infraestrutura esportiva e 1% ao de infraestrutura. “Estamos falando de R$ 1,6 trilhão em investimentos”, disse Mário Humberto Marques, vice-presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), organizadora da feira.
Para Afonso Mamede, presidente da Sobratema, o papel da Construction Expo foi propor caminhos e soluções para o desenvolvimento tecnológico da construção civil. Neste aspecto, o salão da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto) foi emblemático. Quem visitou o espaço pode conhecer melhor as vantagens do sistema de construção industrializada de concreto. Entre elas, maior durabilidade, resistência, precisão, redução de custos, agilidade em atender prazos mais ousados e qualidade. Dentro do Construction Congresso, a ABCIC também promoveu um curso sobre pré-fabricados de concreto. As aulas foram ministradas pelo engenheiro projetista Carlos Franco. “Trata-se de uma forma interessante de divulgação e de desmistificação do pré-fabricado”, constata Franco.
Entre as falsas ideias que ainda existem no mercado há a de que o pré-fabricado serve apenas para uso em obras repetitivas e industriais. Hoje, segundo Carlos Franco, o pré-fabricado tem condições de atender a inúmeras tipologias e aplicações de obras, inclusive a residencial. Outra mística que paira no mercado se refere ao custo e à rigidez de formas desse tipo de sistema construtivo, o que não é verdade, segundo o engenheiro. “O pré-fabricado dialoga com outros métodos construtivos, inclusive as construções metálica e in loco”, diz. Por isso, o foco do curso, segundo Carlos Franco, foi atingir um público diversificado, de arquitetos a engenheiros e até estudantes, utilizando-se uma linguagem acessível e, ao mesmo tempo, bem completa do sistema, dando a cada um dos segmentos a possibilidade de desenvolvimento, expansão e pesquisa.
De acordo com a presidente-executiva da ABCIC, Íria Lícia Olívia Doniak, essa é a primeira vez que essa atividade é realizada como apêndice de um evento como a Construction Expo. Para ela, a expressiva procura pelo curso foi uma grata surpresa, atingindo um número significativo de participantes. A dirigente destacou ainda que a Construction Expo foi também um canal para aproximar fabricantes de pré-fabricadosdos clientes. “A feira proporcionou uma oportunidade para essas companhias aprofundarem o relacionamento entre eles e com seus clientes. Além disso, deixou um legado institucional de conteúdo e informações, que poderão ser trabalhados posteriormente em outras ocasiões para divulgação do sistema construtivo”, avalia.
Entrevistado
Carlos Franco, projetista de estruturas e consultoria em pré-moldados de concreto.
Currículo
– Carlos Franco graduado em engenharia civil, com especialização em engenharia de estruturas, pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie.
– Atuou por mais de 16 anos no Escritório Técnico Julio Kassoy e Mário Franco, atingindo a posição de engenheiro coordenador.
Cursou a extensão em administração industrial da Fundação Vanzolini, no período de 1993 a 1995.
– Atuou como Assessor Técnico na PAVI do BRASIL, pré-fabricação Tecnologia e Serviços, no âmbito da construção industrializada e no emprego do GFRC de 2001 à 2002.
– Foi Gerente de Projetos e Responsável Técnico na STAMP Painéis Arquitetônicos, onde coordenou diversas obras,além de ter participado em diversos projetos de desenvolvimento tecnológico, no período de 2003 à 2005, Inclusive junto à matriz Canadense, BÉTONS PREFABRIQUÉS DU LAC.
– Atualmente dirige a CAL-FAC, empresa que atua em projeto estruturais convencionais e pré-fabricados.
Contato: www.constructionexpo.com.br / calfac@calfac.com.br / abcic@abcic.org.br
Créditos fotos: Cia. de Cimento Itambé
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.