Praia de Itaguaré, em SP, terá recifes artificiais para reconstituir ecossistema
A praia ganhará novos recifes artificiais a partir do ano que vem.
A praia ganhará novos recifes artificiais a partir do ano que vem
Créditos: Vanda Pereira Cúneo – Assistente de Marketing
A Praia de Itaguaré, em Bertioga, ganhará novos recifes artificiais a partir do ano que vem. A exemplo do que foi feito entre 1997 e 2000, o local receberá dezenas de estruturas de concreto e aço que, submersas, têm a função de recompor o ecossistema marinho da região, além de inibir a pesca predatória. Nos próximos dias, técnicos da Fundação de Estudos de Pesquisas Aquáticas (Fundespa) iniciarão estudos para definir os pontos onde serão lançadas as estruturas. O trabalho de campo deve durar cerca de seis meses.
Com 3,5 km, a praia tem faixa larga de areia dura. Numa de suas extremidades, deságua o rio que leva o mesmo nome, onde é possível fazer passeios de barco ou canoas. Procurada por surfistas, é considerada praticamente a única praia virgem da região.
Entre as ações a serem executadas estão a identificação das espécies presentes na praia, bem como a análise dos sedimentos e das correntes marítimas que influenciam o ecossistema da região.
O próximo passo será fazer o licenciamento ambiental das áreas escolhidas e, posteriormente, o lançamento das estruturas, explicou o prefeito, que acredita que até junho de 2010 este trabalho esteja concluído.
O diretor de Operações Ambientais do Município, Bolívar Barbanti Júnior, explicou que, ao serem colonizados, os recifes artificiais imitam a natureza biológica do ecossistema marinho, agregando biomassa e biodiversidade.
A instalação de novos recifes artificiais em Bertioga deve contribuir para o aumento da produção de pescado na cidade. Isso porque, várias espécies de peixes de importância econômica e ecológica utilizam estes hábitats como abrigos contra predadores, além de funcionaram como áreas de crescimento, reprodução e alimentação.
Uma em cada quatro espécies marinhas vive em ambientes recifais, incluindo 65% dos peixes. Por abrigarem uma extraordinária variedade de plantas e animais, essas formações sofrem rápido processo de degradação. Justamente por esse motivo é que os recifes artificiais são usados como mecanismo de recuperação desses ecossistemas. Além disso, os recifes também podem alavancar a pesca esportiva.
A estrutura do recife artificial é feita em concreto ou aço, em formato que facilita a formação de criadouros de peixes e outras espécies marinhas. O modelo adotado pela Prefeitura de Bertioga também inibe a parelha, método de pesca em que dois barcos navegam lado a lado com grandes redes, varrendo toda a coluna de água e o fundo.
No período de 1997 e 2000 foram instaladas 200 estruturas de concreto e 90 de aço, em Bertioga, para recuperação do ecossistema costeiro e exclusão do arrasto de fundo.
Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
16/09/2024
Itambé moderniza sua linha para beneficiar clientes, mercado e o meio ambiente
Uma linha de produção moderna e ampliada, equipada com máquinas de última geração, para atender as variadas demandas dos clientes por cimentos de alta qualidade, além dos…
12/09/2024
Concreto Luminescente combina estética, funcionalidade e sustentabilidade para diversas aplicações
Material proporciona mais segurança, beleza e sustentabilidade. Crédito: Divulgação O concreto luminescente está modernizando as técnicas construtivas e abrindo novas…
12/09/2024
Minha Casa, Minha Vida completa 15 anos em 2024
Minha Casa, Minha Vida celebra 7,7 milhões de moradias contratadas. Crédito: Ministério das Cidades / Divulgação Em 2024, o Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.