Por que o Morumbi não serve para a Copa do Mundo?
Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, diz que novo projeto não capacita o estádio, mas consultor do Sinaenco discorda
Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, diz que novo projeto não capacita o estádio, mas consultor do Sinaenco discorda

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, afirmou que o estádio do Morumbi, em São Paulo, não deverá receber a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, o projeto elaborado por Ruy Ohtake em parceria com o escritório alemão GMP (Gerkan, Marg und Partner) não atenderia a todas as exigências da Fifa para abrigar o jogo de estreia da competição.
“Faço questão de dizer que o problema é com o estádio, não com a cidade. Eles (os projetistas) mandaram uma nova proposta e ela novamente não se enquadra no projeto que a Fifa exige. A impressão que dá é que estão fazendo coisas paliativas”, afirmou Teixeira. “Para pretensão de abertura de Copa do Mundo, as necessidades que a Fifa exige são muito superiores àquelas que estão sendo propostas”, completou.
Os problemas técnicos mencionados por Teixeira seriam os pontos cegos de visibilidade e a área pequena para a imprensa. Este problema poderia ser resolvido aproveitando uma parte da área da arquibancada, porém, a capacidade do estádio ficaria abaixo da permitida para receber a cerimônia de abertura da Copa. “A solução para aumentar a capacidade seria rebaixar o gramado e, com isso, tirar a pista de atletismo, aproximando as arquibancadas e ganhando mais lugares. Isso já foi feito na última modificação do projeto e, em tese, (a sugestão) foi aceita pela Fifa”, explica Jorge Hori, urbanista e consultor do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).
“Ainda há outras pendências que a Fifa exige no entorno do estádio, como uma área de 80 mil m² para a instalação de tendas, chamadas de village, que ainda não foi contemplada no projeto. Há também o problema do estacionamento, mas isso dá para ser resolvido”, acredita Hori.
De acordo com o especialista, apesar destas falhas técnicas do Morumbi, o estádio ainda é a melhor opção na cidade para a Copa. “Até daria tempo de fazer um novo estádio em Pirituba ou em Itaquera, onde ainda há espaço, mas seria um investimento enorme e inviável”, afirma.
Quanto ao Morumbi ter ou não capacidade de receber a cerimônia de abertura dos jogos, Jorge Hori é enfático: “A Fifa e a CBF não teriam nenhuma outra alternativa, a não ser fazer a abertura e o encerramento no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro”. Segundo Hori, Brasília e Belo Horizonte também eram opções para a abertura dos jogos, mas a crise política comprometeu Brasília e a capital mineira não tem a estrutura hoteleira necessária para o evento. “Haverá uma negociação, mas no fim o (estádio do) São Paulo vai acabar recebendo a abertura da Copa”, finaliza.
Fonte: Piniweb
Vogg Branded Content Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/01/2026
Moinho vertical da Cimento Itambé torna-se referência e reforça compromisso do setor com eficiência energética e descarbonização
O desempenho operacional do Moinho Vertical N5 da Cimento Itambé colocou a unidade paranaense em posição de destaque no setor cimenteiro. A empresa recebeu reconhecimento da…
28/01/2026
Por que o desempenho ao fogo ainda limita a aplicação do UHPC?
O Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC, na sigla em inglês) tem ganhado espaço na engenharia estrutural por permitir soluções mais esbeltas, leves e mecanicamente eficientes.…
28/01/2026
Fachadas altas evoluem como sistemas de engenharia e impulsionam a industrialização dos edifícios
As fachadas de edifícios altos atravessam um processo de transformação profunda na construção civil. Impulsionadas pela escassez de mão de obra qualificada, pelo avanço…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









