No Brasil, Pininfarina investe em altura e luxo

Escritório italiano, conhecido por projetos para Ferrari, Maserati e Rolls Royce, torna-se parceiro de edifícios em São Paulo e em Balneário Camboriú

Escritório italiano, conhecido por projetos para Ferrari, Maserati e Rolls Royce, torna-se parceiro de edifícios em São Paulo e em Balneário Camboriú

Por: Altair Santos

Dos carros para os prédios de luxo. Aos poucos, o Estúdio Pininfarina vem expandindo sua nova vocação. Conhecida internacionalmente por projetar modelos para as marcas Ferrari, Jaguar, Maserati e Rolls Royce, a empresa italiana de design avança pelos cinco continentes com negócios imobiliários. Recentemente, desembarcou no Brasil, onde assina dois projetos. Um em Balneário Camboriú-SC, em parceria com a Pasqualotto & GT Empreendimentos, e outro na cidade de São Paulo, em parceria com a Cyrela Brazil Realty. “Encontramos parceiros com quem compartilhamos os valores da qualidade, inovação e atenção aos detalhes. Juntando as forças, demos vida a projetos únicos e exclusivos”, diz Paolo Pininfarina, presidente do Grupo Pininfarina, sobre a atuação no país.

Yachthouse Residence Club, em Balneário Camboriú: design Pininfarina e concreto Concrebras

Em Balneário Camboriú, a Pininfarina participa do projeto do Yachthouse Residence Club. As obras começaram em novembro de 2013 e o empreendimento será um dos mais altos do Brasil quando concluído. Cada uma das duas torres terá 253,80 metros de altura, incluindo 77 pavimentos, heliponto e subsolo. “Nosso grande desafio é construir um empreendimento diferente dos demais, não só pela altura das torres, mas também pelo conceito de qualidade implícito em cada detalhe da obra, na qual a Pininfarina fará o design interno e externo”, diz o diretor-geral da Pasqualotto & GT Empreendimentos, Alcino Pasqualotto, explicando o porquê da parceria com a empresa italiana. “Balneário Camboriú merece padrões internacionais de design”, completa.

Concreto Concrebras

Estima-se que a construção no litoral catarinense consuma cerca de 100 mil m³ de concreto, que será fornecido pela Concrebras. A obra tem características peculiares em sua construção, porque será o único residencial do Brasil a estar anexo a uma marina. O projeto luxuoso chama a atenção até de celebridades, como o jogador de futebol Neymar, que adquiriu dois apartamentos no Yachthouse Residence Club.

Cyrela Pininfarina: projeto prevê o edifício mais luxuoso de São Paulo

A assinatura Pininfarina também atrai famosos para o empreendimento que a empresa italiana projetou, em parceria com a Cyrela, na cidade de São Paulo. Sem modéstia, o edifício pretende ser o mais luxuoso da maior metrópole do país. “Desde que firmamos esta parceria, tínhamos em mente que o Cyrela by Pininfarina deveria ser a representação mais próxima do que é morar em uma obra de arte”, declara Efraim Horn, copresidente da Cyrela.

Em uma área de 2.050 m², o projeto – lançado em setembro de 2014 – é o mais ousado já feito pela empresa brasileira. A começar pela fachada, inspirada em curvas e formas que transmitem movimento e dinamismo. Pensado em cada detalhe, e com opções de unidades que vão de 50 m² a 100 m², o Cyrela by Pininfarina vai apresentar uma simetria arquitetônica, cujo objetivo é passar a sensação, para quem o vê, de que o prédio foi esculpido pelo vento. Neste empreendimento, o Estúdio Pininfarina assina a fachada, o lobby e a garagem do edifício.

Veja o projeto do Cyrela by Pininfarina (vídeo)

Alcino Pasqualotto: Balneário Camboriú merece padrões internacionais de design

Entrevistados
Alcino Pasqualotto, diretor-geral da Pasqualotto & GT Empreendimentos
Paolo Pininfarina, presidente do Grupo Pininfarina
Efraim Horn, copresidente da Cyrela Brazil Realty
Contatos
assessoriaagenciaa@gmail.com
fernanda.machado@edelmansignifica.com

Créditos Fotos: Divulgação/Agência A/Cyrela/Carlos Alberto Alves

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo