Pavimento rígido é destaque no World of Concrete 2020

Máquinas incrementam inovações e fabricantes lançam novos equipamentos no maior evento de concreto do mundo

Pavimento rígido é destaque no World of Concrete 2020

Pavimento rígido é destaque no World of Concrete 2020 640 428 Cimento Itambé
World of Concrete 2020: 45ª edição da principal feira sobre concreto do mundo atraiu mais de 60 mil visitantes. Crédito: WOC

World of Concrete 2020: 45ª edição da principal feira sobre concreto do mundo atraiu mais de 60 mil visitantes.
Crédito: WOC

Fabricantes de pavimentadoras aproveitaram o World of Concrete 2020 (WOC), que aconteceu de 4 a 7 de fevereiro em Las Vegas-EUA, para lançar uma série de novos equipamentos que prometem aumentar a produtividade e melhorar a competitividade do pavimento de concreto contra seu principal concorrente: o asfalto. As máquinas também trazem inovações tecnológicas, que vão desde acessórios que qualificam o processo de cura e de texturização do concreto até modelos que se inspiram na impressão 3D para pavimentar ruas e estradas.

Os fabricantes das pavimentadoras, cuja maioria tem sede nos Estados Unidos, guardaram os lançamentos para o World of Concrete 2020 porque o evento anual é, de fato, o maior do mundo a ter o concreto como protagonista. Em sua 45ª edição, o WOC recebeu mais de 60 mil profissionais do setor da construção civil de vários países. Boa parte dos visitantes era formada por empreiteiros, fabricantes, engenheiros, arquitetos e comerciantes ligados a diferentes segmentos da cadeia produtiva, além de estudantes de engenharia civil e arquitetura.

Pavimentadoras chamaram a atenção dos visitantes e foram destaque no World of Concrete 2020. Crédito: Gomaco

Pavimentadoras chamaram a atenção dos visitantes e foram destaque no World of Concrete 2020.
Crédito: Gomaco

Atualmente, o setor de pavimentadoras é dominado pelas norte-americanas GOMACO, Guntert & Zimmerman, Power Curbers, Power Pavers e Terex, além da alemã Wirtgen, que utilizou o World of Concrete 2020 para lançar novos modelos no mercado norte-americano. O foco da concorrente europeia são as rodovias, enquanto alguns fabricantes dos EUA priorizaram no WOC “pavimentadoras urbanas”. São máquinas que conseguem revestir ruas de até 2 metros de largura, com execução completa do serviço, ou seja, o equipamento também molda meios-fios, bocas de lobo e calçadas. Tudo construído com o mesmo concreto do pavimento.

Evento também promoveu seminários específicos sobre a qualidade do concreto

Engenheiros do CP Tech Center ressaltam que máquinas não substituem a qualidade do concreto para pavimentar. Crédito: CP Tech Center

Engenheiros do CP Tech Center ressaltam que máquinas não substituem a qualidade do concreto para pavimentar.
Crédito: CP Tech Center

O pavimento de concreto também protagonizou seminários dentro do World of Concrete 2020. Entre os palestrantes esteve o engenheiro civil Peter Taylor, diretor do Centro de Tecnologia do National Concrete Pavement (CP Tech Center), vinculado à Iowa State University, nos Estados Unidos. Ele lembrou que a tecnologia das máquinas contribui para dar qualidade ao pavimento rígido, mas alertou que os técnicos nunca podem deixar de cuidar das propriedades do concreto. “Pavimento de concreto bem feito dura mais de 40 anos; mal feito, pode falhar rapidamente”, ressalta. 

No seminário intitulado “Misturas de Concreto para Pavimentação”, Peter Taylor e o diretor-assistente do CP Tech Center, Gordon Smith, propuseram 5 passos para se obter um concreto de qualidade na pavimentação. As dicas são as seguintes:
1. Verifique a expertise do fornecedor do concreto. Ele deve ter amplo conhecimento tecnológico do material.
2. Siga os procedimentos de teste no local da execução.
3. Tenha gerentes de processo e de controle de qualidade em suas equipes.
4. Aceite a tecnologia como aliada para melhorar a qualidade do pavimento de concreto. Seja proativo na implantação de novos padrões exigidos pelo mercado.
5. Saiba detectar problemas. O correto é evitá-los, mas se eles ocorrerem reaja com rapidez para repará-los. 

Entrevistados
Departamento de comunicação do World of Concrete e Centro de Tecnologia do National Concrete Pavement (CP Tech Center)

Contato
registration@worldofconcrete.com
cptech@iastate.edu

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil