Paredes de concreto apresentam ótimo custo benefício e competitividade
Engenheiro Ary Fonseca Jr. destaca que a tecnologia é uma ótima opção para o Brasil pela sua multifuncionalidade
Desde a criação da NBR 16055 – Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações – Requisitos e procedimentos, em 2012, o uso de paredes de concreto ganhou maior aderência e popularidade no mercado. Em 2021, no entanto, a norma passou por uma atualização, com o objetivo de atender a projetos de prédios altos, ampliando ainda mais seu uso. Durante o Concrete Show, o engenheiro Ary Fonseca Junior, diretor da SIGNO, falou sobre o uso desta tecnologia e as vantagens competitivas que ela oferece.
“Após a publicação da norma sobre o assunto, o mercado teve uma expansão no uso de paredes de concreto. Programas públicos de habitação ajudaram a alavancar esse processo que se encontra hoje em plena popularização”, explica Junior.
Histórico do uso de paredes de concreto
Durante sua palestra, o engenheiro Paulo Francisco Graziano, sócio-diretor da Pasqua & Graziano, também abordou as vantagens da utilização de paredes de concreto. “Embora esse método tenha começado de uma forma tímida no Brasil nos anos 1970, só foi aprofundado há cerca de 15 anos. Hoje temos um sistema consolidado, que reconhece e utiliza as paredes de concreto. Esse tipo de construção dispõe de enormes vantagens competitivas, entre elas a redução de custos com outros materiais, como vigas e estribos. Também minimiza os ciclos operacionais e favorece a agilidade da obra”, destaca.
Ao longo da palestra, Junior também lembrou que os estudos para aplicação desse modelo de construção no Brasil começaram em 2006, em um esforço conjunto da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e IBTS (Instituto Brasileiro de Telas Soldadas).
Ainda segundo Junior, desde a criação da norma já foram contabilizadas mais de 4 milhões de construções no país que fizeram uso do método. “A parede de concreto é uma ótima opção para o Brasil, porque se adequa a todas as tipologias e pode ser usada em vários tipos de construções, desde casas térreas até edifícios altos”, pontua.
Vantagens do uso das paredes de concreto
Dentre as vantagens competitivas do uso do concreto em paredes, Junior destacou o custo/benefício que ajuda a potencializar ganhos de competitividade devido ao aumento da produtividade, a otimização da mão de obra, além da baixa geração de resíduos e a velocidade na execução.
Cuidados com relação ao uso de paredes de concreto
Entretanto, para alcançar um nível de excelência, Junior alerta que não é possível mais tolerar improvisos nessas obras. “É preciso tratar da industrialização da cadeia e da engenharia integrada, somente assim atingiremos a plena eficiência”, sugere.
Em seu e-book sobre logística no Sistema Parede de Concreto, Junior pontua que é preciso atentar a alguns aspectos:
– A padronização e coordenação modular eliminam as improvisações e facilitam a execução, aumentando a produtividade de execução.
– O projeto das instalações sofreu uma alteração com a exigência de manutenibilidade feita pela Norma de Desempenho (NBR 15575). Como no sistema parede de concreto a maioria das paredes é estrutural, seria impossível fazer a manutenção de instalações hidráulicas ou sanitárias embutidas. Portanto, todas as passagens hidrossanitárias devem estar localizadas em shafts externos às paredes.
– Em construções que usam paredes de concreto, o sistema funciona como uma fábrica (montagem de componentes), com diversas atividades simultâneas, que podem ser interligadas ou independentes. Ainda, os ciclos são curtos e rápidos. Por isso, o planejamento da obra e escolha dos fornecedores é fundamental para instalação de paredes de concreto. É preciso garantir entregas pontuais, para que tudo funcione bem, além de uma coordenação de atividades. O gerenciamento de estoque no canteiro de obras também é bem importante.
Na palestra de Graziano, o engenheiro também mencionou que a eficiência do sistema parede de concreto demanda arquitetos, projetistas de estruturas, de fundações e instalações com visão sistêmica e forte preocupação com modularidade e integração entre as diferentes disciplinas.
Vale lembrar que, de acordo com a norma ABNT NBR 16055, a recomendação é que o concreto autodensável seja usado nas paredes, por ser mais compatível com esta tecnologia.
Fontes
Ary Fonseca Jr. é graduado em Engenharia Civil com Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Construção Civil (Fundação Vanzolini), Gestão de Negócios (Fundação Getulio Vargas) e MBA executivo em Gestão Estratégia e Administração (Ensead – Fundação Dom Cabral). Acumula mais de 30 anos de experiência na área de Engenharia Civil, com diversificada trajetória profissional (siderurgia, infraestrutura e edificações): enfoques técnicos e de negócios. Hoje é diretor da SIGNO.
Francisco Paulo Graziano possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1976) e mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (1989). Atualmente é sócio-diretor – Pasqua & Graziano Consultoria Concepção Estrutural e Projetos S/S Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto.
Concrete Show
Contato
Assessoria de imprensa Concrete Show: valeria@coletivodacomunicacao.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
05/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
05/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
Praça Lindenberg venceu Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Crédito: Divulgação O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.