Parede de cimento queimado traz apelo moderno e versatilidade a projetos

Técnica é extremamente durável e resistente a danos, não desbotando facilmente

A iluminação desempenha um papel fundamental quando a ideia é ressaltar os aspectos do cimento queimado.
Crédito: Guilherme Pucci

As paredes de cimento queimado destacam ambientes, têm execução simples e garantem durabilidade. Nos últimos anos, esta técnica ganhou espaço em muitos projetos arquitetônicos. 

O cimento queimado é um acabamento caracterizado pela aparência, à primeira vista, imperfeita e texturizada que remete ao concreto exposto após ser polido e tratado. “Nos projetos, pode estar presente em ambientes internos de residências, escritórios, lojas e restaurantes, sempre com o intuito de atribuir um apelo moderno e versatilidade”, pontua o arquiteto Pietro Terlizzi.

Em projetos com viés contemporâneo, vigas e pilares podem (e devem) ser contemplados como elementos de destaque estético, adicionando um ponto focal interessante que se destaca entre todos os elementos. “A decisão final quanto ao estilo desejado irá depender de alguns fatores como as características do layout original e as preferências alinhadas entre o profissional de arquitetura e o morador” pondera Terlizzi. 

Como é feito o cimento queimado na parede?

Para o arquiteto, levar o efeito cimento para as paredes virou uma forma de ter o concreto presente no projeto, um material que faz parte da história da arquitetura modernista. O efeito de uma parede de cimento queimado é obtido através da utilização de argamassa, composta por areia, água e cimento. Isso é seguido pela aplicação de cimento em pó sobre a mistura enquanto ela ainda está úmida.

No entanto, Terlizzi lembra que hoje em dia, há opções disponíveis no mercado para aplicação rápida e prática, como massa para efeito mármore.

Cuidados especiais na parede de cimento queimado

Além de proporcionar um visual moderno e industrializado aos ambientes, o cimento queimado é extremamente durável e resistente a danos, não desbotando facilmente, segundo Terlizzi.

No entanto, se a base da parede não estiver devidamente preparada ou se houver movimentação estrutural no imóvel, podem ocorrer rachaduras no cimento queimado ao longo do tempo, de acordo com Terlizzi. “Embora o cimento queimado seja durável, a aplicação de um selante apropriado, em algumas situações, é fundamental para garantir uma proteção ainda maior”, explica o arquiteto.

É importante lembrar que o desgaste natural ocorrerá ao longo do tempo, especialmente em áreas de alto tráfego. “A durabilidade do cimento queimado também pode variar com base na qualidade dos materiais utilizados e nas condições ambientais locais”, destaca Terlizzi.

Cimento queimado deixa o ambiente escuro?

A iluminação desempenha um papel fundamental quando a ideia é ressaltar os aspectos do cimento queimado. “Ao combinar cuidadosamente diferentes técnicas do projeto luminotécnico, conseguimos acentuar a textura e a aparência, enquanto mantemos um equilíbrio interessante no espaço. Nessa conciliação, a sugestão é usar cores neutras e claras para o restante do espaço, pois esse cuidado ajuda no intuito de ampliar e balancear a decoração”, explica Terlizzi. 

Entrevistado:

O arquiteto Pietro Terlizzi é formado na FAU Mackenzie SP, trabalha na área de arquitetura desde 1999. Passou por diversos escritórios nas mais variadas áreas (desde paisagismo até escritório de engenharia estrutural), absorvendo essa experiência e amadurecendo até abrir o seu próprio escritório, a Pietro Terlizzi Arquitetura.

Contato:
contato@pietroterlizzi.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo