Paraná terá o maior prédio construído em alvenaria estrutural da Região Sul
Com o aquecimento dos mercados da construção civil e imobiliário, as empresas destes setores buscam opções que permitam executar obras rápidas e econômicas.
Créditos: Engº. Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica Itambé

Com o aquecimento dos mercados da construção civil e imobiliário, as empresas destes setores buscam opções que permitam executar obras rápidas e econômicas. Uma dessas alternativas é a alvenaria estrutural, sistema construtivo no qual os blocos de concreto formam as paredes que compõem a estrutura da edificação, além de desempenhar as funções convencionais de elementos de vedação e de divisão de ambientes. Os blocos de concreto permitem a redução do volume de resíduos gerados na obras, das horas de trabalho e do consumo substancial de uma série de insumos, como madeira, aço e revestimentos. Outra vantagem da alvenaria estrutural é a redução de custos de manutenção pós-obra. Exemplos: no detalhamento das paredes são projetadas armaduras adequadas no entorno das aberturas, eliminando-se assim as indesejadas fissuras nos contornos de janelas. Há ainda a redução total das patologias de lajes de cobertura.
A Construtora Baú, que está executando o Felice Condomínio Club, localizado no bairro Água Verde, em Curitiba, adotou a solução para reduzir em dois meses o prazo de entrega do empreendimento, que será composto por dois subsolos, térreo e duas torres com 19 pavimentos cada, sendo um pavimento duplex inferior e um superior, num total de 180 apartamentos. De acordo com o engenheiro Norley Baú, diretor da construtora, trata-se do maior edifício em alvenaria estrutural do sul do Brasil, a ser executado em apenas 18 meses, sendo que a etapa de alvenaria consumirá nove meses.
A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) auxiliou a construtora no planejamento da obra; na busca de projetistas e consultores especializados; no relacionamento com fabricantes de blocos e argamassa; além de ter realizado treinamentos da mão-de-obra para execução e o posterior acompanhamento dos trabalhos visando o aperfeiçoamento progressivo do processo e a sua assimilação pela construtora e, conseqüentemente, pelo mercado.
Fonte: http://www.abcp.org.br/sala_de_imprensa/noticias/concretizando_sul04.shtml
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/01/2026
Moinho vertical da Cimento Itambé torna-se referência e reforça compromisso do setor com eficiência energética e descarbonização
O desempenho operacional do Moinho Vertical N5 da Cimento Itambé colocou a unidade paranaense em posição de destaque no setor cimenteiro. A empresa recebeu reconhecimento da…
28/01/2026
Por que o desempenho ao fogo ainda limita a aplicação do UHPC?
O Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC, na sigla em inglês) tem ganhado espaço na engenharia estrutural por permitir soluções mais esbeltas, leves e mecanicamente eficientes.…
28/01/2026
Fachadas altas evoluem como sistemas de engenharia e impulsionam a industrialização dos edifícios
As fachadas de edifícios altos atravessam um processo de transformação profunda na construção civil. Impulsionadas pela escassez de mão de obra qualificada, pelo avanço…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









