Paraná lidera inauguração de shopping centers em 2018

22 de março de 2018

Paraná lidera inauguração de shopping centers em 2018

Paraná lidera inauguração de shopping centers em 2018 600 272 Cimento Itambé

Estado tem quatro empreendimentos em construção, seguido de São Paulo e Pernambuco, e terá o maior centro comercial a ser entregue este ano

Jockey Plaza, em Curitiba, será inaugurado em outubro de 2018, com 217 mil m² de área construída. Crédito: Jockey Plaza

Jockey Plaza, em Curitiba, será inaugurado em outubro de 2018, com 217 mil m² de área construída. Crédito: Jockey Plaza

Em 2017, foram inaugurados 12 shopping centers no Brasil. Para 2018, o número mais que duplica. Serão 26 inaugurações previstas até dezembro, segundo dados da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers). Com quatro empreendimentos em construção (dois em Guarapuava, um em Umuarama e um em Curitiba), o estado do Paraná lidera a lista de obras com cronograma de entrega para 2018, seguido de São Paulo e Pernambuco, com três shopping centers cada um.

Com 60 mil m2 de área bruta locável (ABL) e 217.058 m2 de área construída, o Jockey Plaza, em Curitiba, será o maior a ser entregue este ano no país. O empreendimento tem custo de R$ 650 milhões e a previsão de inauguração é outubro de 2018. Os outros dois maiores a serem inaugurados este ano são o Patteo Olinda Shopping, em Olinda-PE, com 51.581 m2 de ABL e o Shopping Dutra, em Mesquita-RJ, com 50 mil m2 de ABL. A destacar que, dos 26 shopping centers com previsão de inauguração em 2018, 19 estão localizados em cidades do interior.

Atualmente, existem 571 shopping centers no Brasil. Em 2017, o setor faturou R$ 167 bilhões e consolidou a tradição de ser o segundo segmento que mais utiliza a construção industrializada do concreto no Brasil, perdendo apenas para as obras industriais. “Essa consolidação ocorreu devido aos benefícios conhecidos do pré-fabricado de concreto: agilidade na construção, atendimento de prazos ousados, qualidade e sustentabilidade”, diz a presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Íria Doniak.

Construtoras de shopping investem em painéis arquitetônicos

As estruturas pré-fabricadas de concreto são empregadas em obras de shopping centers desde as fundações, por meio das estacas pré-fabricadas, passando por pilares, vigas, lajes alveolares e também painéis arquitetônicos, instalados nas fachadas. “A utilização de painéis é algo que precisa ser destacado, pois a indústria vem desenvolvendo novas tecnologias nesse sentido. Uma delas é o uso de painéis de concreto pré-moldado com espessuras mais finas e até com curvaturas para o fechamento de shoppings. Uma das principais vantagens do uso de painéis arquitetônicos é que eles não apresentam problemas como fissuras, além de ter uma menor necessidade de manutenção e conservação”, explica Íria Doniak.

Os painéis arquitetônicos tiveram grande destaque entre os vencedores do Prêmio Obra do Ano da Abcic. Em 2016, o vencedor foi o shopping Morumbi Town e a menção honrosa foi para o shopping Carapicuíba. Já em 2017, obras de shopping também se destacaram por importantes soluções de múltiplos pavimentos e subsolos, como o shopping Parque da Cidade e a ampliação do Jaraguá Park Shopping. A presidente-executiva da associação lembra que o tema tecnologias construtivas para shopping centers estará em debate no dia 5 de abril, quando acontece em Florianópolis-SC o seminário “Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto – Sustentabilidade, Produtividade, Inovação e Tecnologia”.

Entrevistados
ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers)
(via assessoria de imprensa)
Íria Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic)
(via assessoria de imprensa)

Contatos
abrasce@abrasce.com.br
abcic@abcic.org.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil