Paraná aposta em moradias adaptadas para a população da terceira idade com projetos que unem segurança, acessibilidade e bem-estar

Com investimento público, projeto Viver Mais constrói condomínios exclusivos para idosos em todo Estado

Segundo dados do IBGE, o número de idosos no Paraná deve superar o de crianças até 2027. O Índice de Envelhecimento, que compara o número de idosos ao de jovens, será um indicador central dessa mudança. Atualmente, o índice está em 87,6, mas deverá atingir 100,1 em 2027, indicando que pela primeira vez haverá mais idosos do que jovens no estado. Esse fenômeno é parte de uma tendência nacional, que deverá ser observada em todo o Brasil a partir de 2029.

Esse cenário acendeu o alerta para a criação de políticas públicas voltadas a essa faixa etária. Atento ao rápido envelhecimento da população, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) está implementando o projeto Viver Mais, uma iniciativa inovadora que visa oferecer moradia digna, acessível e adaptada para pessoas com 60 anos ou mais

“Existe uma urgência de fazer políticas públicas para o atendimento desse público”, afirma Jorge Luiz Lange, presidente da Cohapar. “O Viver Mais surgiu justamente com essa missão: criar condomínios horizontais adaptados, para atender as pessoas que chegaram a essa idade e ainda não conseguiram a casa própria.”

Condomínios horizontais e adaptados

O projeto contempla a construção de 32 empreendimentos, com 40 unidades habitacionais cada, distribuídos por diversas regiões do estado. Ao todo, serão construídas 1.280 casas voltadas exclusivamente à terceira idade. As obras começaram em 2019 e devem ser concluídas até 2027.

Cada condomínio é estruturado com ampla infraestrutura de lazer, segurança e áreas comuns voltadas ao convívio, promovendo um ambiente acolhedor e comunitário. A construção é aplicada com concreto moldado in loco, tanto nas unidades habitacionais quanto nas áreas compartilhadas, garantindo durabilidade e conforto térmico.

Modelo de acesso: aluguel social com apoio do Estado

Ao todo, serão construídas 1.280 casas voltadas exclusivamente à terceira idade
Crédito:
Divulgação/Cohapar

Ao contrário de programas tradicionais de habitação, o Viver Mais não prevê a venda dos imóveis. Em vez disso, os idosos selecionados pagam um valor simbólico de aluguel social, correspondente a 15% de um salário mínimo, além de arcar com as despesas básicas como água, luz e taxa de manutenção. Após a desocupação, a unidade é destinada a outro idoso inscrito no programa.

“É um modelo rotativo e inclusivo, que permite que mais pessoas tenham acesso a moradia digna mesmo sem poder aquisitivo elevado”, explica Lange.

Parcerias municipais garantem suporte contínuo

Os municípios participantes doam terrenos de até 12 mil m² e firmam convênios com a Cohapar para oferecer suporte contínuo aos moradores. A execução das obras dos empreendimentos é realizada por construtoras contratadas pela Cohapar via procedimento licitatório, com recursos do tesouro estadual.

Além de doar os terrenos, as prefeituras ficam responsáveis por garantir o acompanhamento em saúde, assistência social e educação física, promovendo um cuidado integral à população idosa. “Além do conforto e segurança das moradias, os idosos também recebem todo esse cuidado e têm mais qualidade de vida por meio das práticas de atividades coletivas, culturais e de lazer”, complementa Lange.

Compromisso com o futuro do envelhecimento

O projeto representa um avanço significativo na política habitacional voltada ao público idoso no Brasil. Com foco em inclusão, bem-estar e segurança, o Viver Mais é mais do que um programa habitacional, mas uma resposta concreta a uma das principais transformações demográficas do século XXI. “O que estamos construindo é uma rede de acolhimento que valoriza quem tanto já contribuiu para a sociedade. Estamos preparando o Paraná para um envelhecimento mais digno e humano”, conclui o presidente da Cohapar.

Entrevistado
Jorge Luiz Lange é graduado em Ciências Contábeis pela Fecivel (atual Unioeste), é presidente do Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social (COEHIS), presidente nacional do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e membro do Conselho Deliberativo no Conselho Consultivo e de Acompanhamento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP-PR). Atualmente é presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Contato
acom@cohapar.pr.gov.br (Assessoria de Imprensa)

Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo