Para cada cidade, um apartamento diferente
Pesquisa realizada em nove capitais brasileiras mostra como se comporta o consumidor e quais as preferências na hora de comprar imóvel
Pesquisa realizada em nove capitais brasileiras mostra como se comporta o consumidor e quais as preferências na hora de comprar imóvel
Por: Altair Santos
O que é mais valorizado na compra de um apartamento? Para responder a essa pergunta, uma pesquisa consultou compradores de imóveis em nove capitais (Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). De cidade para cidade, as preferências apontam para itens em comum, como elevadores e varandas, mas também revelam peculiaridades.
Como ocorre na capital gaúcha, por exemplo, onde não pode faltar a churrasqueira dentro do apartamento ou no condomínio. Em Curitiba, é indispensável a “face norte“, pelo fato de a cidade ser a capital que registra as temperaturas mais baixas do país. São Paulo não abre mão de uma segunda vaga na garagem e Rio de Janeiro exige estrutura de academia no condomínio.
A pesquisa, coordenada pela Viva Real, uma operadora de imóveis que atua nas principais capitais brasileiras, abordou apenas imóveis voltados para a faixa salarial acima de cinco mil reais. Segundo Diego Simon, vice-presidente de operações e cofundador da empresa, o Minha Casa Minha Vida não fez parte do estudo porque no programa as demandas são outras. “No Minha Casa Minha Vida, o que conta é a realização do sonho da casa própria como principal item de satisfação”, avalia.
Além dos itens preferencias apontados pelos compradores, imóveis também recebem a preferência de compra quando cumprem alguns requisitos indispensáveis. Entre eles, localização, área útil e número de dormitórios, variando a ordem de importância. “Para um casal com filhos, muitas vezes a questão do número de dormitórios prevalece. Já para casais jovens sem filhos ou proprietários solteiros a localização tende a prevalecer”, diz Diego Simon.
O levantamento realizado pela Viva Real levou em consideração tanto apartamentos novos quanto usados, e se o interesse é para moradia, para investir ou para locação. “Para quem vai investir, a decisão de compra baseia-se no potencial de valorização. Se for para morar, os itens essenciais e acessórios do imóvel têm peso maior. No caso da locação, o que conta é o valor do aluguel em relação à renda”, cita Diego Simon.
Confira as preferências dos moradores em cada uma das capitais pesquisadas:
Belo Horizonte: área privativa
O mineiro gosta de receber numa varanda que não seja aberta, mas que preserve sua privacidade através de vidros.
Curitiba: cômodos voltados para as faces Norte e Oeste
Para quem mora na capital mais fria do país, ter um apartamento ensolarado está acima de qualquer outro equipamento.
Florianópolis: churrasqueira e elevador
Cidade tem um volume grande de moradores de outras cidades do sul do país e a cultura do churrasco é forte. Por se tratar de uma área litorânea, a cidade tem muitos prédios com três ou quatro pavimentos. Mesmo assim, o elevador é uma exigência.
Fortaleza: fachadas voltadas para o nascente do sol
Na capital cearense é prioritário que o sol bata no imóvel durante a manhã, quando o clima é mais fresco e ajuda a ventilar o apartamento.
Porto Alegre: churrasqueira
Na capital gaúcha, o equipamento pode estar no próprio apartamento ou no condomínio, mas não pode faltar.
Recife: fachada voltada para o nascente do sol
Na capital pernambucana é prioritário que o sol bata no imóvel durante a manhã, quando o clima é mais fresco e ajuda a ventilar o apartamento.
Rio de Janeiro: infraestrutura de esportes e lazer
O carioca leva a cultura esportiva a sério. Por isso, academia e pista de corrida não podem faltar no condomínio. A proximidade de parques que permitam a prática de esportes também é valorizada.
Salvador: piscina, academia e espaço gourmet
O soteropolitano não se incomoda se a área útil tiver metragem pequena, desde que não falte a estrutura de um clube no condomínio.
São Paulo: mais de uma vaga na garagem e proximidade do trabalho
O paulistano passou a valorizar a localização, principalmente se o imóvel é perto de seu trabalho. Mesmo assim, ter pelo menos duas vagas na garagem é essencial.
Entrevistado
Diego Simon é administrador de empresas e pós-graduado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela EAESP-FGV, com vivência na Argentina, Espanha e Colômbia. Atua como vice-presidente de operações da Viva Real.
Contatos
time@vivareal.com
duvidas@vivareal.com
Crédito Foto: Divulgação/VivaReal
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.