Otimismo e inovação marcam a 14.ª edição da Construsul
Segunda maior feira da construção civil no país, evento em Porto Alegre apresentou novidades ao mercado e celebrou pujança do setor.
Segunda maior feira da construção civil no país, evento em Porto Alegre apresentou novidades ao mercado e celebrou pujança do setor
Por: Altair Santos
Com 543 expositores, 73 mil visitantes em quatro dias e R$ 250 milhões em negócios, a Construsul – maior feira da construção civil da região sul do país – realizou sua 14.ª edição em clima de otimismo. “Ela não foi maior por falta de espaço”, revelou Luís Inácio Sebenello, diretor do evento que ocorreu na primeira semana de agosto de 2011, em Porto Alegre.
A Construsul foi também vetor de inovações, tanto em produtos quanto em equipamentos. Além disso, paralelamente à feira foi promovido o seminário “Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil”. “As palestras procuraram mostrar formas de construções planejadas, mais produtivas e integradas ao meio ambiente”, disse o presidente do Sinduscon-RS (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul), Paulo Vanzetto Garcia.
O programa do seminário incluiu palestras do professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) em Gerenciamento de Projetos, Aldo Dórea Mattos, que abordou a importância da utilização de produtividades realistas no orçamento e no planejamento de obras, e do representante do Sinduscon-PR, Ivanor Fantin Júnior, que tratou das discussões que tramitam na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre as revisões das normas NBR 14037 – Manual de operação, uso e manutenção das edificações, NBR 5674 – Manutenção de edificações e NBR 15575 – Edifícios Habitacionais de até 5 Pavimentos – Desempenho.
No âmbito dos negócios, a Construsul serviu para que empresários do Rio Grande do Sul anunciassem o lançamento de fábricas de artefatos de cimento voltadas para o setor de saneamento básico e infraestrutura. Também mostrou equipamentos inovadores, como o que realiza o reboco automatizado de paredes. Com um rendimento de 400 m² por dia, a máquina corresponde ao serviço de 12 operários. Essa tecnologia foi apresentada na ExpoMáquinas – evento paralelo à Construsul e voltado a equipamentos para a construção civil.
A feira também envolveu transações internacionais, já que expositores de Israel, Estados Unidos, Argentina, Equador e China participaram do evento. Mas foram os negócios internos que impulsionaram a Construsul, o que deixa o setor otimista. Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) a estimativa é que em 2011 as vendas atinjam crescimento de 6,5% superior a 2010, quando o comércio faturou R$ 49,08 bilhões. “O que se observa é que o setor da construção atingiu um ciclo de crescimento sustentável e que no segundo semestre de 2011 deve seguir em um ritmo forte”, concluiu Cláudio Richter, diretor de eventos da Construsul.
Entrevistados
Luís Inácio Sebenello e Cláudio Richter, diretores da Sul Eventos, organizadora da Construsul
Contato: Jaqueline Vargas, coordenadora de comunicação da Sul Eventos: jaqueline@suleventos.com.br
Créditos: Divulgação/Construsul
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.