Obras de contenção na encosta da BR-277, no Paraná, são concluídas
Objetivo era promover estabilidade no paredão rochoso, atingido por chuvas no final do ano passado
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) finalizou as obras de contenção da encosta da BR-277, no km 41, litoral do Paraná, no dia 15 de abril. O projeto contou com análise de geólogos e geotécnicos e teve como objetivo garantir a estabilidade do paredão rochoso, que sofreu escorregamentos após as fortes chuvas no final do ano passado.
Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra incluiu a instalação de uma tela metálica de alta resistência, em um total de 812 metros quadrados, além da perfuração da rocha para implantação de grampos de aço e nata de cimento, garantindo maior segurança aos motoristas.
O DER/PR explica que assumiu a realização das obras nos quilômetros 39 e 41 em 19 de dezembro, aproximadamente 1 mês após os escorregamentos causados pela chuva – e que finalizou os serviços no km 39 em março. No local, após limpeza e retirada de materiais, foi instalada uma tela ecológica de contenção, que permite o plantio de vegetação.
Já o DNIT mantém obras de recuperação nos quilômetros 33 e 42, que também registraram queda de rochas.
Obras na Estrada da Graciosa
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná também segue com as obras de recuperação da Estrada da Graciosa (PR-410), por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil). A via foi atingida por escorregamentos de terra, rochas e árvores no começo deste ano, mas os pontos mais críticos, de acordo com o DER, já estão fora de perigo, sem risco da pista centenária ceder.
Mais de 100 trabalhadores atuam nos quatro quilômetros do projeto. No km 7, por exemplo, o asfalto sofreu rachaduras devido ao rompimento da cortina de contenção ao lado da pista, e, por isso, foi realizada uma injeção de nata de cimento para a estabilização do local. No km 8, as instalações de drenos e da tela metálica estão sendo finalizadas – e ainda serão feitas a escavação e a regularização do talude mais próximo à pista.
No km 11, as obras incluem perfurações para colocação de grampos e terraplenagem do talude, com instalação de barreiras de concreto para proteger a pista temporariamente. Já no km 12 foram feitos o grampeamento e a instalação de drenos em um dos taludes, e o outro está recebendo grampos metálicos.
De acordo com o DER, a recuperação da Estrada da Graciosa deve ser concluída apenas no segundo semestre, devido a dificuldades operacionais como as constantes tempestades dos últimos meses e o tráfego permanente de veículos na via.
Fontes
Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná
Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
31/10/2024
Upcycling na construção civil: preservação da memória histórica e sustentabilidade
A construção civil tem adotado novas práticas para acompanhar tendências de sustentabilidade e consumo consciente. Entre os conceitos que ganharam força nos últimos anos,…
31/10/2024
Concreto de alto desempenho ajuda a aumentar a durabilidade de pontes
Entre os dias 22 e 25 de outubro, ocorreu o 65º Congresso Brasileiro do Concreto em Maceió (AL). O evento deste ano teve como tema “Inovações Tecnológicas nas Construções de…
31/10/2024
CBIC revisa pela segunda vez consecutiva crescimento da construção civil para 3,5% em 2024
Pela segunda vez consecutiva, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou a projeção de crescimento do setor da construção civil, elevando a expectativa de 3%…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.