Nove anos sem acidentes

Comprometimento dos colaboradores e investimento em equipamentos especiais são os grandes fatores responsáveis pela conquista

Comprometimento dos colaboradores e investimento em equipamentos especiais são os grandes fatores responsáveis pela conquista

Quando o assunto é trabalhar com segurança, o Departamento de Manutenção Elétrica da Itambé é um exemplo a ser seguido. No dia 18 de agosto chegou à surpreendente marca de nove anos sem acidente. Para o funcionário da Elétrica Emerson do Nascimento Rosário, este número é resultado, principalmente, do comprometimento de todos os colaboradores da área. “A responsabilidade e seriedade com que utilizamos os equipamentos e realizamos nosso trabalho fizeram com que chegássemos a esse número”, atribui. Essa opinião é compartilhada por Carlos Roberto de Brito: “Fazemos reuniões diárias para avaliar os riscos e as medidas preventivas de cada procedimento”.

Outro fator fundamental para a obtenção desta marca foram os investimentos realizados pela empresa. O mais recente diz respeito à implantação da NR 10 – uma norma que define critérios, padrões de segurança para procedimentos e equipamentos, atribuições de profissionais e classificação dos níveis de capacitação das pessoas que trabalham com eletricidade.

Dionísio da Veiga Neto, Gerente de Elétrica, conta que para a implantação da NR 10 a Itambé desenvolveu um programa amplo, orientando o que precisava ser feito para assegurar a segurança dos funcionários da área. “A legislação é ampla e o volume de trabalho grande, então não havia como fazer tudo de uma única vez”, salienta Dionísio. “Existem painéis elétricos que foram concebidos nas décadas de 70 e 80 e a adequação física das instalações levam um certo tempo. Então, pelo fato da mudança ser bastante significativa, eles estão sendo executadas ponto a ponto. Com isso e acrescidos da sinergia, qualificação e disciplina da equipe, estamos minimizando as possibilidades de acidentes”, completa.

Ele explica que as adequações físicas começaram em 2006 e foram priorizadas de acordo com o risco. Nesse processo, um dos itens mais importantes e que necessitou de maior investimento foi a aquisição de uniformes especiais, com tecidos antichamas e EPIs especiais conforme determina a NR 10. “Foram adquiridas, inclusive, luvas especiais e capas de proteção para manobras de alta tensão. São produtos importados que atendem a normas internacionais”, revela Dionísio.

Com a postura de quem sempre coloca a segurança em primeiro lugar, José Bueno Junior destaca que os funcionários que trabalham com eletricidade devem sempre ver os riscos onde uma pessoa que não está habilitada para o serviço não vê. “O risco pode estar onde menos se espera, então devemos ter atenção redobrada. Sempre”, conclui.


Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo