Nova ponte permite reurbanização de Florianópolis
Projeto agrega a construção de um aterro de 2.758.000 m² e muda todo o sistema viário que fará a ligação da ilha com a BR-101.
Projeto agrega a construção de um aterro de 2.758.000 m² e muda todo o sistema viário que fará a ligação da ilha com a BR-101
Por: Altair Santos
Estudos do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) mostraram, em 2009, que a capital catarinense caminhava para um grave problema de mobilidade até 2014. Desde que mantidas as únicas ligações existentes entre ilha e continente, e com a taxa de veículos na cidade crescendo a uma média de 5% ao ano, daqui a três anos haveria um estrangulamento no trânsito de Florianópolis. Para evitar o caos urbano, o governo de Santa Catarina apresentou no final de novembro de 2011 o projeto da construção de uma nova ligação com a BR-101.
Não vai tratar-se apenas de viabilizar uma nova ponte. O plano apresentado em parceria com a União, e que também irá captar recursos na iniciativa privada, pretende reurbanizar a parte continental de Florianópolis. A obra prevê um aterro sobre o mar de 2.758.000 m², que permitirá o deslocamento para o continente de parte da estrutura governamental que opera na ilha. Assim, seria retido um bom volume do tráfego que atualmente se utiliza das travessias já existentes e que causa congestionamentos constantes no lado insular da capital catarinense. Hoje, o fluxo de veículos sobre as pontes em operação é de 178 mil por dia (1.954 por hora).
O investimento no complexo está estimado em R$ 1,1 bilhão e deverá ser concluído em duas etapas. A primeira, em 2014; a segunda, até 2016. Sobre o aterro, o secretário de infraestrutura do governo catarinense, Valdir Cobalchini, informa que 70% da área será destinada ao setor público e 30% à área privada, que poderá ser comercializada por empreendedores que financiarão o empreendimento, em modelo de Parceria Pública Privada (PPP). “É uma obra viável economicamente e que trará bastante benefício à população”, assegurou Cobalchini.
Já a ponte a ser construída, o projeto prevê que ela terá oito pistas, com 45 metros de largura e 1,6 quilômetros de comprimento. O equipamento inclui passarelas para pedestres e ciclovias em toda a extensão da via, no mesmo nível da pista de carros. A extensão total do acesso, incluindo a ponte, será de 8,5 quilômetros e o projeto também prevê uma via expressa, de alta velocidade, com acesso à BR-101. O trânsito local será feito por vias marginais e o acesso do sistema viário à via expressa será feito por viadutos. O plano encontra-se no estágio de liberação do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) e Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima).
Segundo o governo catarinense, o impacto ambiental é considerado pequeno, visto que a área já é amplamente humanizada. “Sem dúvida é um grande empreendimento para a Grande Florianópolis, que fará crescer a região e trazer oportunidade de emprego. Essa obra será um exemplo”, destacou Valdir Cobalchini. Pelo cronograma do projeto, as obras devem começar em setembro de 2012. A primeira etapa, que inclui a construção da ponte e da ligação com o sistema viário do Estreito, deve ser entregue até o terceiro trimestre de 2014 e terá um consumo estimado de 60 mil m³ de concreto. Quanto à conclusão do aterro, e todas as obras de acesso à BR-101 e ao trânsito local, a previsão de conclusão é o 1º trimestre de 2016.
Saiba mais: http://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/florianopolis-prioriza-o-futuro/
Entrevistado
Secretaria de Estado de Comunicação e Secretaria de Estado de Infraestrutura de Santa Catarina
Contato:imprensa@sie.sc.gov.br / rafael@secom.sc.gov.br
Veja vídeo do empreendimento: Clique aqui
Crédito: Divulgação/Governo de SC
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
10/10/2024
Contorno da Grande Florianópolis: melhorias para o tráfego e qualidade de vida na região
A inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, no último dia 9 de agosto, marca um avanço significativo na mobilidade da região. Com 50 quilômetros de extensão, a obra…
10/10/2024
Modern Construction Show aborda os desafios da industrialização da construção
Durante o Modern Construction Show 2024, foi apresentada a Sondagem da Construção em Sistemas Industrializados. Elaborada pela FGV/IBRE e encomendada pelo Modern Construction…
10/10/2024
Pré-fabricação nas obras de infraestrutura agiliza os prazos de execução
Painel da Modern Construction Show 2024 discutiu a importância da pré-fabricação em concreto nas obras de infraestrutura viária e urbana. Crédito: Modern Concrete Show A…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.