Nova ideia de sociedade: a sustentabilidade proposta pelo Instituto Ethos
A Conferência Internacional 2010 do Instituto Ethos trouxe para o centro da discussão o tripé da sustentabilidade: questões sociais, ambientais e econômicas. Palestras como a de Danielle Miterrand foram destaques do evento.
Na Conferência Internacional 2010 do Instituto Ethos a responsabilidade da sociedade por um planeta melhor foi o tema central
por: Vanessa Bordin – Vogg Branded Content
Num mundo tão globalizado, onde países emergentes disputam espaços no cenário econômico, há certas medidas – sugeridas e implantadas por governos, ONGs e associações – que tentam contribuir com o meio ambiente e a sustentabilidade num todo. No tripé da sustentabilidade, questões sociais, ambientais e econômicas foram apresentadas e discutidas na Conferência Internacional 2010 do Instituto Ethos. A nova ideia de sociedade – apresentada na Carta da Terra – propõe que empresas brasileiras adotem práticas mais éticas em suas ações, visando melhorar o mundo em que vivemos.
A Conferência reuniu 4.500 pessoas do Brasil e do exterior durante os três dias do evento realizado entre 11 e 13 de maio, em São Paulo. O tema central de todas as palestras girou em torno do documento da Carta da Terra. Este documento foi elaborado por empresários, profissionais de comunicação e de recursos humanos e universitários de vários países que se engajaram na busca por um mundo mais sustentável.
O objetivo da Conferência Internacional do Instituto Ethos é zelar pela qualidade das empresas em todos os seus sentidos, visando ética e preocupação com meio ambiente como explica a gerente executiva do Instituto Ethos, Gladis Éboli. “Queremos que todas as pessoas que participaram conosco do evento voltem para suas cidades e passem a enxergar o mundo com uma visão mais sustentável, contribuindo com a ética e com a natureza, reduzindo os impactos ambientais”, destaca.
O Instituto
O Instituto Ethos realiza conferências como esta uma vez por ano, a fim de ajudar as empresas brasileiras a transformar a gestão em práticas socialmente responsáveis. A cada ano um tema central é levado à discussão. Esta foi a 12ª edição do evento. “Este ano a Conferência do Instituto Ethos representou um marco porque lançamos uma nova ideia de sociedade, buscando o compromisso das empresas por zelar pelo meio ambiente e temos certeza que vai dar certo e as empresas vão adotar nossas sugestões”, comenta.
Palestras
Entre todos os temas apresentados pelos palestrantes nacionais e internacionais Gladis Édoli destaca a palestra sobre Atividade Organizada, que mostrou estratégias de negócios e a biosfera, ampliando soluções de mercado para desafios no ecossistema. “Grandes grupos como Walmart, por exemplo, já deram exemplo de sustentabilidade na visão geral que queremos implantar. Ou seja, pensando no meio ambiente e na sociedade. A empresa negociou com os fornecedores de carne que caso eles continuassem a desmatar regiões da Amazônia o grupo deixaria de comprar o produto. E são medidas como esta que podem contribuir com nossa meta de melhorar o planeta”, ressalta.
Outro destaque da conferência foi à palestra sobre Justiça Social e Econômica, com os palestrantes Bernardo Kliksberg, da Direção Nacional das Nações Unidas, e Danielle Mitterrand, presidente da Fundação France Libertés. Eles abordaram o terceiro critério da Carta da Terra, considerados essenciais para o desenvolvimento de uma economia verde, inclusiva e responsável. Como, erradicar a pobreza, afirmar a igualdade e defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural. Danielle Mitterrand destacou a importância da água no planeta Terra e frisou que as empresas precisam adotar medidas que ajudem a evitar o desperdício.
Empresas responsáveis
De acordo com Gladis Éboli, todas as palestras foram inspiradoras e os organizadores da conferência acreditam que elas serviram de incentivo às empresas para implantarem novas ideias e novos ideais, com foco em sustentabilidade. “Hoje o mercado consumidor está mais consciente das necessidades de cuidar do planeta e as empresas, de certa forma, também. Muitas, de porte internacional já amadureceram. Agora precisam praticar essa sustentabilidade tão falada no evento para garantir o futuro de novas gerações”, afirma.
Entrevistada: Gladis Éboli – Diretora Executiva Instituto Ethos
Graduada em Comunicação e pós-graduada em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.
Email: Instituto Ethos (assessoria) – cspera@ethos.org.br
Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content
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