Nova ABNT NBR 6120 se adapta à vida moderna

Volume de eletrodomésticos, móveis planejados, varandas gourmet e carros blindados influenciaram revisão da norma

Nova ABNT NBR 6120 se adapta à vida moderna

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João Alberto Vendramini: mudança no estilo de vida dos brasileiros influenciou a norma Crédito: Fernando Alvim

João Alberto Vendramini: mudança no estilo de vida dos brasileiros influenciou a norma
Crédito: Fernando Alvim

Em processo de revisão desde 2014, a ABNT NBR 6120 – Cargas para o cálculo de estruturas de edificações – concluiu o processo de consulta pública e aguarda sua publicação até o fim de 2019. Segundo o coordenador da nova norma técnica, o engenheiro civil João Alberto Vendramini, uma das atualizações mais importantes está no fato de que a nova ABNT NBR 6120 se adapta à vida moderna dos brasileiros

Por exemplo, as cargas exercidas pelo maior volume de eletrodomésticos dentro das residências, assim como móveis planejados, varandas gourmet e carros blindados, foram levadas em consideração na revisão da norma. “A mudança no estilo de vida dos brasileiros influenciou a norma”, diz Vendramini. O novo texto também considera as novas tecnologias construtivas, assim como os novos materiais de construção

Antes do processo de revisão, o texto da ABNT NBR 6120 continha 5 páginas e havia sido elaborado entre 1978 e 1980. A publicação da norma, como era conhecida até então, aconteceu em novembro de 1980 – portanto, com 39 anos de defasagem. Agora, o texto que entrará em vigor conta com mais de 60 páginas e terá uma nova nomenclatura. A nova norma irá se chamar “ABNT NBR 6120 – Ações para o cálculo de estruturas de edificações”.

Em palestra recente no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro-RJ, João Alberto Vendramini, que também exerce o cargo de presidente da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), disse que uma das virtudes da norma revisada é que ela leva em consideração as ações variáveis. Ou seja, reconhece que determinadas construções não estão expostas à mesma carga o tempo todo. São os casos de aeroportos, shopping centers, estádios e outras estruturas. “Em determinadas situações, esses espaços estarão vazios e, em outras, com carga de multidão. Saber projetar uma obra com carga variável é um grande mérito”, destaca Vendramini.

Norma está ancorada em outras normas e em vasta pesquisa sobre o estudo de cargas

Há um ano, no Instituto de Engenharia, em São Paulo-SP, o coordenador da norma também palestrou sobre as alterações na norma. Ele lembrou que a ABNT NBR 6120 agora possui um histórico de referências, o que facilitará o trabalho para novas revisões, e também define critérios mais específicos para determinados tipos de obras, como edifícios-garagem, edificações industriais e helipontos. “As cargas exercidas pelos vários tipos de veículos que trafegam no país, assim como as cargas dos vários produtos estocados em galpões logísticos e das aeronaves que pousam nos helipontos, agora possuem tabelas que influenciam nos projetos estruturais dessas obras”, ressalta.  

O mesmo vale para casas de máquinas de instalações industriais. Segundo o coordenador da norma, a comissão de estudos considerou um bom número de variáveis para definir as tabelas de cargas, inclusive levando em consideração outras normas brasileiras e normas internacionais. João Alberto Vendramini frisa que todas as pesquisas possuem registros, a fim de que se comprovem os parâmetros escritos na nova ABNT NBR 6120. “A revisão da norma contou com várias referências e contribuições de um bom número de profissionais, o que a torna bem mais abrangente”, conclui.

Veja palestra do engenheiro civil João Alberto Vendramini sobre a revisão da ABNT NBR 6120
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/tv-engenharia/?cod_canal=3511

Entrevistado
Reportagem com base em palestras do engenheiro civil e coordenador da ABNT NBR 6120 – Ações para o cálculo de estruturas de edificações, João Alberto Vendramini, no Clube de Engenharia e no Instituto de Engenharia

Contato: abece@abece.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

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