Na quarentena, que tal um curso online, e de graça?

Videoaulas do professor da UnB, Dickran Berberian, são relevantes para quem busca conhecimento sobre fundações
1 de abril de 2020

Na quarentena, que tal um curso online, e de graça?

Na quarentena, que tal um curso online, e de graça? 1024 683 Cimento Itambé
Professor Dickran Berberian: 50 anos de experiência e atuação em mais de 10 mil obras sobre fundações. Crédito: UnB

Professor Dickran Berberian: 50 anos de experiência e atuação em mais de 10 mil obras sobre fundações.
Crédito: UnB

O período de quarentena oferece oportunidades para estudantes e profissionais de engenharia civil que querem adquirir conhecimento. Basta acessar o Youtube e buscar por cursos online ou videoaulas. Um dos mais interessantes é o do professor-titular da UnB (Universidade de Brasília), Dickran Berberian, sobre fundações.

O engenheiro civil leciona faz quase 50 anos nas disciplinas de fundações, mecânica dos solos l e II e investigações geotécnicas. Também atua nos cursos de pós-graduação e doutorado da UnB, nas cadeiras de fundações, patologia e reforço de fundações. Possui ainda uma série de livros publicados sobre o tema, dos quais os mais conhecidos são “Engenharia de fundações” e “Sondagens do Subsolo para Fins de Engenharia”, ambos da Editora UnB. 

Dickran Berberian não tem apenas o conhecimento teórico, mas prático. O engenheiro já trabalhou em mais de 10 mil obras ao longo de sua atuação profissional. O curso online disponível no Youtube é dividido em 8 partes e atende tanto estudantes de engenharia civil quanto profissionais da área.

Norma técnica sobre fundações teve seu novo texto publicado em 2019

Vale lembrar que a norma técnica que especifica fundações no Brasil, a ABNT NBR 6122 (Projeto e execução de fundações), sofreu atualização e seu novo texto foi publicado em 2019. O comitê responsável pela revisão da norma realizou 31 reuniões entre outubro de 2016 e março de 2019. “A revisão não foi genérica, mas abrangente e bastante discutida”, disse o coordenador da revisão, o engenheiro civil Frederico Falconi, na época da aprovação do novo texto.  

Em suas videoaulas, o professor Dickran Berberian destaca a norma e ressalta a importância de se investigar o subsolo antes de projetar fundações. Sua análise vai ao encontro da avaliação de outro especialista nesta área: o professor-doutor do departamento de engenharia civil da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fernando Schnaid. O engenheiro afirma existir centenas de patologias em fundações no Brasil. Segundo ele, por haver falhas na investigação do subsolo para obras da construção civil e, em alguns casos, por ausência de qualquer tipo de ensaio.

Outro assunto destacado nas videoaulas, e que é consenso entre os engenheiros com especialização nessa área, é que cada sistema de fundações tem vantagens e desvantagens. É o que avalia também o professor Rodrigo Gustavo Delalibera, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele destaca que cabe ao engenheiro civil fazer uma análise técnica e orçamentária e, assim, definir qual tipo de fundação é indicado para a edificação a ser projetada.

Acesse o curso e aproveite seu tempo
Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Entrevistado
Reportagem com base no curso de fundações do professor da UnB, Dickran Berberian

Contato
infrasoloengenharia@gmail.com

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

1 de abril de 2020

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil