Trecho leste do Rodoanel terá inovações construtivas

4 de agosto de 2011

Trecho leste do Rodoanel terá inovações construtivas

Trecho leste do Rodoanel terá inovações construtivas 150 150 Cimento Itambé

Ponte de 11 quilômetros será erguida pelo sistema “encontro leve estruturado” para causar menos impacto ambiental. Obra é estratégica para economia paulista

Por: Altair Santos

A experiência adquirida durante a construção dos trechos oeste e sul do Rodoanel será usada para dar mais celeridade às obras do trecho leste, que começam em setembro de 2011. O empreendimento é o terceiro de quatro etapas do sistema viário que contorna o município de São Paulo, criado para desafogar o tráfego de veículos pesados da área urbana da maior metrópole do país.

Mapa mostra como ficará o Rodoanel quando totalmente concluído. As etapas oeste e sul já foram entregues

O novo trecho terá 43,5 quilômetros de extensão e será estratégico para a economia paulista, pois vai ligar as cinco rodovias do trecho oeste (Bandeirantes, Anhanguera, Raposo Tavares, Castello Branco e Régis Bittencourt) ao sistema Anchieta-Imigrantes e, consequentemente, ao Porto de Santos. Diferentemente de outras etapas do Rodoanel, a parte leste teve um modelo de licitação com menos encargos, o que permitirá pedágios mais baratos.

Outra inovação é que o trecho, previsto para ser concluído em 36 meses, terá obras menos impactantes para o meio ambiente. Por exemplo, para atravessar a transposição das várzeas dos rios Guaió e Tietê o consórcio responsável pela construção – o SPMar – optou por erguer uma ponte com 11 quilômetros de extensão pelo sistema “encontro leve estruturado”.

A literatura sobre engenharia ensina que esse modelo construtivo consiste de fundação com estacas de 70/80 t, com um bloco de ancoragem, de onde nascem os pilares, com 7 m a 15 m de altura no máximo. A meso-estrutura é complementada com uma viga que serve de apoio para a laje (moldada in loco), com comprimento máximo de 8 m a 10 m.

Túnel de 1.100 m
O trecho leste do Rodoanel cortará sete municípios da região metropolitana de São Paulo: Guarulhos, Suzano, Arujá, Ribeirão Pires, Poá, Itaquaquecetuba e Mauá. Além da ponte sobre a região de Suzano, outra intervenção da engenharia para poupar áreas de preservação será a construção do túnel na região de Mauá, que desviará o Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia.

Com 1.100 metros de extensão, o túnel terá a rocha removida transformada em pedra britada para utilização no pavimento. Como nos trechos anteriores do Rodoanel, o leste também dará prioridade ao pavimento em concreto, por causa do grande fluxo de veículos que as pistas receberão. Estima-se 12 mil por dia, com projeção de que 60% voltado para o transporte de carga.

O consórcio responsável pelo trecho ainda não tem projeções sobre o volume de concreto a ser empregado na obra. No entanto, a opção será pela produção dos pré-moldados de concreto em usinas que serão instaladas próximas aos locais de uso das peças.

Antes desta etapa, o consórcio precisa da desapropriação de 16,7 milhões m² de área, nos sete municípios onde o trecho leste vai passar. Para essa etapa serão gastos R$ 1,1 bilhão. O custo total da obra está orçado em R$ 5,1 bilhões.

Para realocar quase 900 imóveis, entre rurais e urbanos, a SPMar estabeleceu parcerias com as prefeituras dos municípios por onde a obra vai passar. “Nós ficaremos três anos nessas cidades realizando a construção. E essa aproximação se faz necessária, uma vez que, seremos todos parceiros dessa grande obra”, disse o presidente do consórcio, Sérgio Santillan.

Um dos atrativos para os municípios que serão cortados pelo trecho leste do Rodoanel é a geração de empregos. A concessionária estima criar em torno de seis mil postos de trabalho diretos e perto de 27 mil indiretos. Os canteiros de obras já estão em fase final de conclusão e quando as obras começarem, 10 frentes de trabalho simultâneas vão atuar ao longo do trecho.

Especificações técnicas do trecho leste do Rodoanel de São Paulo

Obras de Arte
Superestrutura

– Moldada no local sobre escoramento direto
– Com tabuleiro composto por vigas pré-moldadas
– Executadas pelo método dos balanços sucessivos

Obra de Arte Especial
Infraestrutura

– Na presença de solos moles
– Com estadas escavadas com lama bentolítica
– Com tubulões em ar comprimido
– Com estacas metálicas

Pavimentação
– Pavimento rodoviário com o mínimo de 4 faixas, 2 faixas em cada sentido, com os seguintes revestimentos: placas de concreto de cimento Portland, concreto asfáltico modificado por polímeros e concreto asfáltico com adição de borracha SMA (Stone Mastic Asphalt)

Túneis
– Túnel rodoviário com o mínimo de 4 faixas, 2 faixas em cada sentido, compreendendo escavações em 1ª, 2ª e 3ª categoria de material

Simulação de como ficará o trecho leste do Rodoanel, passando pelo município de Mauá, na Grande São Paulo

Entrevistado
ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo)
Concessionária SPMar

Contatos: imprensa@artesp.sp.gov.br / www.artesp.sp.gov.br / luiz.ferreira@gwacom.com (assessoria de imprensa)
thiago.manolio@gwacom.com (assessoria de imprensa)

Crédito Fotos: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
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